Com mais de 40 anos de atividade em São Manuel, a concessionária Volvo Lapônia deu início a um novo empreendimento na cidade: a construção de um prédio com selo verde que terá sua capacidade ampliada de 14 mil m² para 28 mil m², com expectativa de um aumento de 20% no fluxo.
A pedra fundamental foi lançada em um café da manhã nesta quarta-feira, 24 de julho, e contou com a presença do Prefeito Ricardo Salaro e do Diretor de Indústria e Comércio, Edson Baptistão, que foram recebidos por Mônica Beckert, diretora-geral do Grupo Lapônia; Marcus Abreu, Diretor Geral Administrativo; Ricardo Salata, Diretor Geral de Serviços; Paulo Soares, Gerente Geral de Vendas; Amanda Nabarrete, Gerente de Recursos Humanos; Ricardo Chaves, Gerente Comercial da Unidade de São Manuel; e Rosane Paffeti, Supervisora Administrativa. Estavam também presentes Gustavo Inoue, representante do grupo de investidores; os construtores Eduardo Salgueiro e Lívia Guimarães; Rodrigo Bittencourt, engenheiro da obra; e Gustavo Martins, representante da Marmel Participações.
Marcus Abreu, juntamente com a diretora-geral do Grupo Lapônia, agradeceu os esforços da Administração Municipal e da Diretoria de Indústria e Comércio por articularem as ações para a concretização desse sonho, já que havia a possibilidade da saída da concessionária do município, sendo que a unidade emprega 70 colaboradores. O investidor Gustavo Inoue celebrou a pedra fundamental e comentou sobre a importância de uma boa gestão pública, no âmbito político e administrativo, para a escolha do investimento. O prefeito Ricardo Salaro destacou a importância de parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento das cidades. "Quando o Poder Público não interfere negativamente, as coisas já progridem de forma satisfatória para o setor privado. Contudo, se o Poder Público colabora, então temos a melhor das situações possíveis", comentou Salaro.
Como Será a Nova Unidade?
As novas instalações da Lapônia Volvo de São Manuel serão iniciadas em agosto de 2024 com o conceito green building (construção verde), na entrada do Bairro de Toledo, com um investimento de R$ 40 milhões. De acordo com Edson Baptistão, as tratativas para esse empreendimento se iniciaram no final de 2020, quando o Diretor de Indústria e Comércio e o Prefeito se reuniram com os diretores da empresa em Sorocaba. “Nós tivemos o papel de realizar encontros e contribuir com alguns processos, como: autorização da Artesp e Cetesb, concessão de um trecho de entrada da obra pela Unesp e um projeto de lei que torna a área como núcleo urbano, que era uma exigência dos investidores”, esclareceu Baptistão.
Mais ampla e moderna, a nova Lapônia será edificada com soluções inteligentes, incluindo captação de energia renovável por fotocélulas, reaproveitamento da água da chuva e uso de materiais com conforto térmico para reduzir a necessidade de ar-condicionado, entre outras inovações. O projeto foi desenvolvido priorizando a qualidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.
Volvo Lapônia de São Manuel
A Lapônia Sudeste São Manuel foi inaugurada nos anos 1980 e está localizada na Av. Francisco Pagliato, s/n, no Distrito Industrial I. A empresa conta com 70 funcionários que residem em São Manuel e nos municípios vizinhos. O novo empreendimento está estrategicamente posicionado na Rodovia Marechal Rondon, entre o retorno para São Pedro e o do Bairro da Igualdade