Com o objetivo de fomentar a leitura e promover a alfabetização entre os alunos da rede municipal, a cidade de São Manuel celebrou nesta quinta-feira, 27 de junho, o lançamento do programa Plataforma de Leitura Elefante Letrado. A tecnologia educacional é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e tem por objetivos favorecer a formação do hábito da leitura e promover o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A faixa escolar abrangida pelo acesso à Plataforma de Leitura Elefante Letrado será para o Fundamental 1: 1° ao 5° ano, que começará a utilizá-la no começo do segundo semestre letivo.
A reunião para explanar sobre a adesão foi realizada na Diretoria de Educação e contou com a presença do Prefeito Ricardo Salaro; da diretora de Educação, Elys Pacheco; da supervisora Adriana Cristina Lázaro; da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Fabiana Gil; da Juliana Barreto, Professora Especialista de Currículo (PEC), da Diretoria Estadual de Educação de Botucatu e das coordenadoras pedagógicas das escolas Prof. Hélio da Silva, Prof. Zigomar Augusto, Milton Monti, Ida Luizetto Inocenti, Dr.Augusto Reis, Prof. Geraldo Pascon e Prof. Walter Carrer.
A Diretora Elys Pacheco enfatizou que é uma plataforma sem custo ao Município já que é ofertada pelo Estado e que tem sido muito aceita nas outras cidades que aderiram. O Prefeito elogiou a plataforma e apontou a importância do uso tecnológico no aprimoramento da educação das crianças. “Tenho certeza que é uma ferramenta espetacular que vai mudar a vida do aluno na capacidade de ler”, declarou Ricardo Salaro.
O que é o Elefante Letrado?
O Elefante Letrado é como se fosse uma “Netflix” da leitura, ou seja, uma plataforma digital interativa que oferece um vasto acervo de livros digitais para crianças em idade escolar, especialmente voltado para os primeiros anos do ensino fundamental. A ferramenta permite que os alunos leiam, respondam a quizzes sobre os textos e acompanhe seu progresso de leitura, tudo de maneira lúdica, acessível e sob a orientação do professor.
Além de incentivar a leitura, os docentes têm acesso aos relatórios dos alunos, que podem ser filtrados por diversas categorias, sendo que a própria plataforma sugere atividades para fortalecer lacunas detectadas. Outra vantagem é a forma de gamificação que incentiva o aluno a evoluir na plataforma, conquistando “figurinhas” que completam um álbum digital e inclusive podem ser trocadas.
Benefícios Esperados
O hábito da leitura contribui com diversos benefícios para as crianças, como: desenvolvimento cognitivo, estímulo à imaginação e proficiência da linguagem. Esta também é uma forma de avaliar a iniciativa na evolução do Município no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Desde 2017, a Administração Municipal aderiu a programas que envolvem tecnologia em diversas áreas do conhecimento. A primeira foi a Khan Academy, que contribui principalmente com a aprendizagem das Ciências Exatas; em 2023 fez o licenciamento da plataforma Curta!, que envolve o audiovisual na rotina escolar; e agora o Programa Elefante Letrado.