01 ABR 2024
TIRO DE GUERRA VOLTARÁ A FUNCIONAR EM SÃO MANUEL EM 2025
2023 - Visita ao Comando da Segunda Região Militar
Na tarde desta segunda (01), o prefeito Ricardo Salaro recebeu a excelente notícia da reativação do Tiro de Guerra em São Manuel. A Portaria - C Ex n.º 2.205, de 21 de março de 2024, publicada no último boletim do Estado-Maior, que entra em vigor na data de hoje, cria o Tiro de Guerra n.º 02-039 no município, sendo subordinado à 2ª Região Militar (2ª RM) e voltará a funcionar a partir de 1º de janeiro de 2025.

O local visitado pela comitiva do Exército recebeu aceno positivo. Denominado “Major Mário Tiozzo” fica localizado na Av. Comendador Luiz Fittipaldi, que no passado já abrigou o Tiro de Guerra, cujas atividades foram encerradas em 1º de janeiro de 2006.

O prefeito Ricardo Salaro iniciou o processo de reabertura do Tiro de Guerra em São Manuel, no ano de 2019, onde as tratativas junto ao Exército Brasileiro estavam bem adiantadas, mas com a pandemia da Covid-19, o processo sofreu paralisação.

Em junho de 2023, acompanhado do diretor Edinho Baptistão, Salaro esteve em São Paulo, visitando o Comando da Segunda Região Militar. Na oportunidade, foi recebido pelo Comandante da 2ª. Região Militar, o General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, o Coronel Amaral Peixoto, o Coronel Obregan e o Major Cantanhêde, onde ficou agendada uma visita de inspeção no local onde poderia voltar a funcionar o TG novamente no Município.

“O Tiro de Guerra é uma escola de civismo e cidadania cujo objetivo é estreitar laços de amizade, companheirismo e lealdade e mais importante ainda, forma cidadãos para a sociedade onde os valores morais adquiridos por aqueles que o servem, são inestimáveis; isto tudo sem causar nenhum prejuízo ao estudo e ao trabalho executado por cada um deles”, disse Salaro.

Espera-se que o Tiro de Guerra n.º 02-039 traga benefícios tangíveis para São Manuel, não apenas no aspecto da defesa nacional, mas também no desenvolvimento pessoal e cívico dos jovens.