08 MAR 2024
SÃO MANUEL REGISTRA 1095 CASOS POSITIVOS DE DENGUE
A Diretoria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira, 08, através da equipe de Controle de Zoonoses, mais um boletim epidemiológico sobre os casos de Dengue no Município, com um total de 1095 casos positivos de Dengue em 2024.
Dos casos positivos, 1068 são autóctones (originários da região) e 27 importados. Além disso, foram registrados 580 casos que foram testados e apresentaram resultados negativos.
O bairro com maior incidência é a Vila São Geraldo com 365 casos positivos (sendo 362 autóctones e 3 importados), seguido pelo bairro Santa Mônica com 211 casos autóctones, Vila Rica com 113 casos autóctones e 6 importados, Centro com 44 casos autóctones e 4 importados.

Situação de Emergência
No dia 29 de fevereiro devido ao aumento exponencial de casos no Município aliada a dificuldade de adentrar nas residências, bem como a sazonalidade atual, caracterizadas por elevação das temperaturas médias ambientais e dos índices pluviométricos; que configuram condições propicias para a reprodução do mosquito, caracterizando o "estado de pandemia", o prefeito Ricardo Salaro, através do Decreto nº 4153, declarou situação de Emergência em Saúde Pública e definiu ações para o controle de propagação do vetor Aedes aegypti, bem como a prevenção de arboviroses, em especial a Dengue, a Chikungunya e a Zica.
Com o Decreto, foram adotadas medidas rígidas para o controle e propagação da Dengue no Município e, para o seu enfrentamento, foram autorizadas:
1) intensificação de ações de combate e controle;
2) dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços;
3) convocação de servidores das Unidades de Saúde e demais Diretorias Municipais, para constituição de força-tarefa;
4) ampliação da carga horária dos agentes fiscalizadores e servidores da área da Saúde;
5) suspensão de férias, licenças-prêmios e faltas abonadas dos servidores da Saúde.
6) autorização para o ingresso forçado em imóveis particulares, independente da prévia autorização dos proprietários, por agentes da fiscalização, onde houver a incidência de larvas ou focos de infestação, dentre outras.

Mutirão
A equipe da vigilância epidemiológica municipal está aderindo às diretrizes estabelecidas pelo protocolo da vigilância estadual. Isso envolve a realização de visitas às residências afetadas, aplicação de nebulizações quando necessário, especialmente em ações de bloqueio nos casos positivos, promoção de atividades educativas em escolas, residências e outros espaços, controle de criadouros do mosquito transmissor, avaliação da densidade larvária e notificação de casos.
A Prefeitura Municipal de São Manuel, por meio das Diretorias de Gestão e Serviços, Meio Ambiente e Saúde, com o Setor de Combate às Endemias, está realizando um grande mutirão de limpeza para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
O trabalho, iniciado na Vila Rica, percorrerá toda a cidade e, além das limpezas, também prevê ações orientativas de prevenção, realizadas pelos Agentes de Combate, visando envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes aegypti.
A ação objetiva recolher materiais inservíveis acumulados nos quintais das casas e terrenos baldios, como entulhos, materiais descartáveis, móveis e pneus, que podem servir como possível criadouro para o mosquito.
É importante que a população mantenha sempre suas casas e quintais limpos, evitando o acúmulo de água. Manter a cidade limpa e sem criadouro do mosquito é um dever de todos.