535 casos positivos de Dengue são registrados no Município.
A Diretoria Municipal de Saúde, através da sua equipe de Controle de Zoonoses, divulgou mais um boletim epidemiológico com um total de 535 casos positivos de Dengue em 2024, com um aumento de 17,5% deles, somente na última semana.
Dos casos positivos, 519 são autóctones (originários da região) e 16 importados. Além disso, foram registrados 223 casos que foram testados e apresentaram resultados negativos. Ainda, 79 casos aguardam resultados dos exames.
O bairro com maior incidência é a Vila São Geraldo com 225 casos positivos (sendo 223 autóctones e 2 importados), seguido pelo bairro Santa Mônica com 76 casos autóctones e a Vila Rica com 54 casos também autóctones e 3 importados.
A equipe da vigilância epidemiológica municipal está aderindo às diretrizes estabelecidas pelo protocolo da vigilância estadual. Isso envolve a realização de visitas às residências afetadas, aplicação de nebulizações quando necessário, especialmente em ações de bloqueio nos casos positivos, promoção de atividades educativas em escolas, residências e outros espaços, controle de criadouros do mosquito transmissor, avaliação da densidade larvária e notificação de casos.
Confira as dicas para prevenção da dengue:
1.Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
3.Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
4.Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
5.Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. Se você perceber a presença de mosquitos em qualquer espaço, é importante que a equipe de Controle de Zoonoses seja avisada da localização exata, para que possa atuar pontualmente no local.
Você pode consultar nos gráficos a distribuição da incidência de casos positivos de Dengue na cidade nos quadros anexos.