02 FEV 2024
CONFIRA AÇÕES DA SAÚDE DESTA SEMANA

Durante esta semana, as Unidades de Saúde realizaram diversas ações para a população. Confira:

Grupo de Tabagismo
A Unidade de Saúde da Santa Mônica, através dos Agentes Comunitários de Saúde Carlos, Gabriel e Elaine Sá e do Dr. Gabriel realizaram um grupo de tabagismo.
A reunião orientou sobre os sintomas e doenças desencadeados pelo tabaco e realizaram triagem tabagística.

Dengue
As Unidades de Saúde da Santa Mônica e de Aparecida e os Postos CSI e “Dr. Raphael” realizaram salas de espera sobre Dengue, através dos Agentes Comunitários Carlos, Renan, Gabriela e Diana, da Enfermeira Laís, Técnica de Enfermagem Alessandra, os Na ocasião abordaram a transmissão, prevenção, sinais e sintomas e sinais de alarme. Foi alertado sobre o aumento de casos de dengue no município nos últimos dias. E foi orientado sobre a importância do uso de repelente.

Grupo de Gestante
No Posto da Santa Mônica, a Enfermeira Cinthya, realizou um grupo gestante, abordando os aspectos emocionais na gestação e puerpério, orientações gerais, rede de apoio e prevenção de doenças.

Grupo de Bem Estar
No Posto da Santa Mônica os Agentes Comunitários de Saúde Carlos e Gustavo e o Dr. Gabriel realizaram um grupo de saúde e bem-estar, com orientações gerais sobre bem-estar, atividade física, caminhada guiada e acompanhada.

Capacitação no Atendimento
A Diretoria de Saúde e a OSS Pirangi de São Manuel realizaram no dia 30 de janeiro uma Capacitação com o tema “Qualidade no Atendimento (Foco em Humanização)” para os Auxiliares Administrativos que atendem nas unidades de saúde do município.
Participaram 25 profissionais divididos em dois períodos na Policlínica “Dr. Plínio Aristides Targa Filho”.
O psicólogo organizacional da OSS Pirangi, Francis da Silva, abordou temas relevantes para o desenvolvimento de um trabalho humanizado, como:
- Fundamentos éticos, estético e político;
- Competência (conhecimentos, habilidades e atitudes);
- Comunicação, adaptação, entendimento sobre gestão e reconhecimento do cliente;
- Desmitificação do trabalho em equipe;
- Postura profissional envolvendo conduta ética, moral e comportamental;
- Motivos para servir bem (ordem material, intelectual e espiritual);
- Padrão de atendimento pessoal, apresentação e postura;
- Erros que deverão ser evitados no atendimento.
A ação visou capacitar os profissionais para entender a necessidade de cada paciente, oferecendo um atendimento empático e humanizado.