17 JAN 2024
UNIDADES DE SAÚDE REALIZAM SALAS DE ESPERA PARA ORIENTAR PACIENTES
Durante esta semana, as Unidades de Saúde realizaram diversas Salas de Espera para instruir a população enquanto aguardam atendimento médico.
Um dos temas abordados foi o aumento nos casos de Dengue do município. Os pacientes do “Dr. Raphael Lhamas Franco”, de Aparecida, da Vila Rica, da Santa Mônica e CSI, através das Enfermeiras Tainá, Maria Inês e Jéssica e dos Agentes Comunitários de Saúde Diana, Gabriela e Renan puderam receber orientações sobre prevenção e controle da Dengue.
Além disso, foram instruídos sobre sinais e sintomas, importância do uso de repelentes, cuidados com plantas, descarte de lixo e quintal.
O Agente Comunitário Carlos da Unidade da Santa Mônica explicou aos pacientes os riscos da automedicação e os cuidados que devem ser tomados.
Outro tema desta semana foi o Janeiro Branco, mês da Conscientização sobre Saúde Mental, abordado na Policlínica e na Vila Rica através das Enfermeiras Bruna e Jéssica. Na Sala de Espera conscientizou-se sobre a importância de prevenir o adoecimento e incentivar o cuidado com a saúde mental. Também foram apresentados a estrutura e o fluxo de atendimentos em saúde mental no município e a importância de procurar ajuda.
Como ação orientativa, a Unidade de Aparecida realizou o Grupo de Hiperdia, com a Enfermeira Maria Inês e equipe, para os hipertensos e diabéticos atendidos pela Unidade.
Na ocasião, orientou-se sobre a maneira correta do uso das medicações de controle de hipertensos e diabéticos, riscos cardiovasculares, alimentação adequada, prevenção e controle dos agravos. Também foi distribuída tabela com orientações de consumo alimentar.
17/01/2024
SALAS DE ESPERA JAN/24 (1)