14 NOV 2023
GESTÃO E SERVIÇOS
ILUMINAÇÃO DA CIDADE COMEÇA A SER SUBSTITUÍDA POR MODERNAS LÂMPADAS DE LED
A LUZ DE SÃO MANUEL SPE S/A, uma empresa sob a marca da LUZ DO BRASIL (www.luzbr.com.br), será a responsável pela Concessão Administrativa, através de Parceria Público Privada (PPP), para a modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública do município de São Manuel.
O consórcio formado pelas empresas Mazza Fregolente, Zopone Engenharia e Sum IP, constituiu a Sociedade de Propósito Específico (SPE) que administrará a concessão iniciada em 22 de março de 2022 pelo período de 20 anos.
Nesta terça-feira (14) a Luz de São Manuel iniciou a substituição das lâmpadas a vapor de sódio e mercúrio por luminárias de Led, nos 12 setores em que a cidade está dividida.
Os trabalhos foram iniciados pela região central da cidade, onde estão trabalhando 7 equipes, com capacidade para a substituição diária em média de 150 lâmpadas.  A concessionária espera até o mês de dezembro deste ano, ter substituído aproximadamente a metade das lâmpadas de vapor de sódio da cidade, por lâmpadas de Led, num total de 3200.  A complementação da substituição das lâmpadas deverá ocorrer no início de 2024.
A empresa tem sua sede instalada na Rua 7 de Setembro nº 724, funcionando de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e iniciou seus trabalhos no Município, substituindo as lâmpadas que estavam queimadas, que se encontravam em aproximadamente 800 pontos no Município.
Essa PPP além de possibilitar a ampliação e modernização de todo o parque de iluminação pública do Município, com adequação de pontos escuros (sem iluminação ou com iluminação insuficiente) terá inclusive em faixas de pedestres a serem definidas, luzes assimétricas que iluminará o pedestre, para que possa ser visualizado pelos motoristas.
Recursos de telegestão e conectividade, também serão de responsabilidade da Luz de São Manuel e todas as reclamações dos munícipes devem ser feitas diretamente a Luz de São Manuel, através do telefone e WhatsApp (14) 99178-6350 ou pelo e-mail contato@luzdesaomanuel.com.br, ou ainda através do link, luzbr.com.br.
A empresa consorciada irá também realizar iluminação especial de destaque em 9 pontos do Município. Inicialmente ficou definido pela ordem, que o prédio do Museu, Praça Tonico e Tinoco e Portal do Distrito de Aparecida, terão prioridade na sua execução.
A substituição da iluminação por lâmpadas de led, já tem ordem definida e irá ser feita de acordo com a divisão da cidade nas 12 regiões, programado da seguinte maneira: Centro, Aparecida de São Manuel, Santa Mônica, São Geraldo, bairro Catâneo Ângelo, Bairro Helio Aguiar, Caneppele, Bom Pastor, Cohabs I e II, Vila Industrial.  Esses bairros são considerados referências, mas todas as suas adjacências, serão contemplados.
A concessão administrativa para o parque de iluminação do Município será pelo prazo de 20 anos, com investimentos estimados em torno de R$ 40 milhões, dos quais, R$ 8 milhões estão para serem investidos, no primeiro ano da concessão.
“Estamos a partir de hoje dando um passo importante para que possamos ter uma iluminação eficiente, moderna, que trará mais segurança e conforto a nossa população. Nesse primeiro ano, com este investimento de R$ 8 milhões de reais, estaremos atingindo mais de R$ 150 milhões de reais em investimentos na cidade, nos 7 anos de Administração a frente da cidade. São Manuel nunca viu tanta obra sendo realizada, que trarão inúmeras melhorias no atendimento à população. Um dos exemplos disso, é a PPP da iluminação pública, que poucas cidades do Brasil conseguiram implantar”, disse o prefeito Salaro.