24 MAI 2023
NOVO PISO DA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ ESTÁ SENDO FINALIZADO
A tradicional Praça da Matriz “Monsenhor José Maria da Silva” localizada na região central da cidade, está com sua revitalização e reforma, em sua fase final realizada pela Administração Municipal e deverá ser concluída antes da realização da procissão de Corpus Christi.
As obras estão sob a responsabilidade da Construtora América Projetos e Empreendimentos Ltda e custarão R$-517.336,10, sendo R$ 500 mil destinados pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo, com contrapartida de R5 17.336,10 do Município.
Dentre as melhorias na revitalização da Praça da Matriz vale destacar a questão da acessibilidade, em um dos mais charmosos atrativos do município de São Manuel.
O novo piso com material entravado está sendo finalizado e deixando a praça mais charmosa e mais bonita.
A Administração Municipal irá inaugurar as benfeitorias feitas na Praça da Matriz, em solenidade agendada para o dia 21 de junho, as 19h30, aberta a população.
Confira as melhorias realizadas na nova Praça da Matriz:
Serviços de paisagismo, instalações elétricas com luminárias de LED, instalação de bancos e substituição das guias e calçamentos, com adequações de acessibilidade.
Os antigos bancos foram removidos e substituídos por bancos em madeira tipo francês, com as bases dos bancos chumbadas em base de concreto; bancos de madeira com encosto, dos tipos cavalinho ou tamanduá, constituídos em réguas de madeira de lei Cumaru, Jatobá ou Tauari (madeira de lei reflorestada).
Em todo o seu entorno foi feita a remoção de postes e aparelhos de iluminação deixando a praça com uma iluminação moderna e eficiente.
A área de revitalização atende a legislação vigente (Lei Federal 10.098 e NBR 9050) referente à acessibilidade, possibilitando o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Não apresenta degraus ou obstáculos que dificultem a circulação. Todo o meio-fio está sendo refeito e finalizado, com sua altura reduzida de modo a permitir a inserção de rampas de acesso nos cantos da praça. Na área referente ao Altar da Pátria, foi refeita a escada em concreto armado, contendo 4 degraus com espelhos de 15cm e piso de 34cm de maneira a facilitar o acesso do estacionamento para o altar. Serão instalados nas laterais, corrimão emaço galvanizado.
Para a construção da rampa de acessibilidade de acesso a praça, próxima ao estacionamento, foi necessária a demolição e reforma de parte do canteiro e ainda construída a pedido da Paróquia, uma rampa próxima a entrada da sacristia. A reforma foi feita em alvenaria de blocos de vedação de 19cm e revestido com chapisco e reboco. Todo o canteiro será pintado com tinta acrílica em massa em cor a ser escolhida pela Administração Municipal.
 Na porta de entrada da Igreja existe uma rampa que foi reconstruída conforme as normas de acessibilidade.
Nos locais indicados do projeto serão plantadas placas de grama do tipo São Carlos promovendo a completa forração da superfície, irrigação e cobertura com terra vegetal.