Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
06 MAR 2023
SAÚDE
UNIDADES DE SAÚDE TERÃO PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA ATENDER ÀS MULHERES NESTA QUARTA-FEIRA
O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher, pensando nisso, a Diretoria de Saúde, por meio dos Postos de Saúde de São Manuel, estará realizando a Campanha “Março Lilás”, com programação especial de atendimentos para cuidados com as são-manuelenses, nesta quarta-feira, 08 de março.
Com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino e outras doenças que acometem as mulheres, as unidades de saúde estarão abertas das 17h às 20h.
Durante o horário especial estarão sendo realizadas consultas de Enfermagem, coleta de Papanicolau, testes rápidos de DST’s, vacinação e atendimento da Farmácia.
A programação especial também será realizada no sábado, 18 de março, das 08h às 16h.
É importante que as mulheres aproveitem essa campanha e se dirijam às Unidades de Saúde Próximas ao seu bairro para realizarem tratamentos e cuidarem da sua saúde.
Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.

Câncer de Colo de Útero
O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.
A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024