20 DEZ 2022
GABINETE
PREFEITURA EMITE NOVO DECRETO QUE DESOBRIGA O USO DE MÁSCARAS EM AMBIENTES FECHADOS
A Prefeitura de São Manuel através do executivo municipal havia emitido um Decreto no último dia 30 de novembro, com medidas emergenciais de caráter temporário e excepcional, onde ficava obrigado o uso de máscaras de proteção facial nos prédios e repartições públicas, unidades escolares, de saúde e afins e em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, como forma de proteção individual e coletiva da população.
A medida emergencial e excepcional visou conter um avanço de pessoas contaminadas pelo Covid-19 na cidade e foi adotada como forma de precaução, a fim de que o sistema de saúde pudesse atender as pessoas com estado gripal, que procuraram pelo atendimento.
Neste dia 20 de dezembro, analisando os números de pessoas contaminadas neste período e com o aval da Diretoria de Saúde, o prefeito Ricardo Salaro emitiu novo Decreto Municipal, suspendendo a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados e em estabelecimentos comerciais e unidades escolares, ressalvando que nos ambientes fechados, as pessoas que apresentarem sintomas gripais, necessariamente deverão estar usando a máscara.
A obrigatoriedade do uso de máscara continua valendo para as Unidades de Saúde, estabelecimentos privados de saúde (clinicas médicas e odontológicas, pronto socorro, farmácia e afins).
A Diretoria Municipal de Saúde segue recomendando que as pessoas continuem se protegendo com a utilização de máscara em ambientes fechados, evitando aglomerações, que completem o ciclo vacinal, inclusive tomando as terceiras e quartas doses da vacina, que se encontra disponível nas Unidades de Saúde do Município.
O novo Decreto passa a ter validade a partir deste dia 20 de dezembro e está publicado no Diário Oficial do Município.