24 ABR 2019
INICIADA SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA

O Ministério da Saúde iniciou na última segunda-feira, 22, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza (gripe). A primeira fase teve como público-alvo crianças, gestantes e puérperas, que ainda podem procurar as unidades de saúde para se vacinar.

As vacinas começaram a ser disponibilizadas no dia 10 de abril e, conforme balanço divulgado pela Diretoria Municipal de Saúde, apenas na primeira semana, foram registradas 318 doses aplicadas.

Com o início da segunda fase, os demais grupos prioritários também poderão se vacinar: trabalhadores de saúde (setores públicos e privados); idosos (a partir dos 60 anos); professores (rede pública e privada); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação).

Vale ressaltar que, neste período, além da vacina contra a gripe, estão sendo atualizadas as carteiras de vacinação com as demais vacinas do calendário nacional.

O Dia D de mobilização nacional da campanha está programado para o próximo dia 04 de maio (sábado). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% de cada um destes grupos prioritários.

A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade atribuída ao vírus Influenza nos grupos mais vulneráveis.