09 SET 2021
MUNICÍPIO COMUNICA DEFESA CIVIL DO ESTADO E POLÍCIA AMBIENTAL SOBRE INCÊNDIO OCORRIDO NO MUNICÍPIO, QUE ATINGIU EXTENSA ÁREA DE PASTAGEM NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE.
Um incêndio de grandes proporções ocorrido no último dia 8 que se iniciou por volta das 10h30 atingindo uma extensa área de pastagem no bairro da Conquista, propagando-se para áreas rurais do bairro da Pedreira e ainda do jardim Bom Pastor, destruiu cerca de aproximadamente 80.000 m2 da vegetação existente e somente foi controlado por volta da meia noite do mesmo dia, assustando os moradores dos bairros próximos.
Em local de difícil acesso para o combate das chamas, as equipes da brigada municipal da Prefeitura composta por Rafael, Vandinho José Eduardo e Valdemir que inclusive precisou de atendimento médico, da Usina São Manoel e do Corpo de Bombeiros de Botucatu, presente com o 1º sargento Ferrari, Cabos Cardozo, Corvino e Lino e Soldado Bassetto, que prontamente deslocaram duas viaturas para auxiliar no combate às chamas, foram fundamentais para que muitas residências próximas aos bairros atingidos, não fossem afetadas. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Equipes também das Diretorias de Gestão e Serviços, Agricultura e Meio Ambiente e Segurança, também estiveram nos locais, dando suporte para as ações dos brigadistas e bombeiros, no combate ao incêndio.
As ações d combate ao incêndio foram dificultadas em virtude da vegetação seca e alguns pontos de difícil acesso. Não se sabe ainda o que originou esse grande incêndio, mas não está descartado que tenha sido criminoso.
Diante da gravidade da ocorrência e cumprindo o que determina a legislação ambiental, o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Michael César Alves, informou através do Sistema Integrado da Defesa Civil do Estado de São Paulo e ainda a Polícia Ambiental, o incêndio ocorrido em extensa área de pastagem de propriedade particular, localizado na região central da cidade.  Ainda constou da informação prestada aos órgãos competentes que a causa do desastre, com a queima da pastagem, acabou por danificar a qualidade do ar, prejudicando a saúde da população.
Essas informações prestadas pela Defesa Civil local tem por objetivo notificar a Polícia Ambiental para que esta tome providencias quanto a fiscalização em propriedade rurais.
Informado sobre o incêndio quando ainda retornava de evento na capital do Estado, o prefeito Ricardo Salaro agradeceu aos combatentes que estiveram em ação e disse que todas as providencias para a responsabilização dos proprietários, principalmente pela falta de acesso, não execução de aceiros e outras medidas que comprometeram e contribuíram para a ocorrência e propagação do incêndio, serão tomadas.
O prefeito disse ainda que irá solicitar junto ao Corpo de Bombeiros a instalação de uma base de extensão no Município e confirmou que o novo local onde será instalada a Defesa Civil do Município, será na entrada da Cohab I na rua José Tirapeli. “Nós já adquirimos um novo caminhão para o combate a incêndios que está sendo equipado e solicitamos outro a Defesa Civil do Estado.  Temos todo ano capacitado os nossos brigadistas, adquirindo equipamentos de proteção e mantemos sempre um plantão permanente, que nesta época do ano, sem ocorrência de chuvas, os incêndios infelizmente são constantes e perigosos”, disse o prefeito.
O responsável pela Defesa Civil Municipal, Michael Alves fez questão também de agradecer a todos que estiveram empenhados no enfrentamento das chamas. “Gostaria de agradecer o empenho de todos que participaram no combate aos diversos focos de incêndio, em um trabalho em equipe, que resultou na contenção do mesmo, sem que ocorressem vítimas”.