18 FEV 2021
SAÚDE
SALARO E PREFEITOS DA REGIÃO VÃO AO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES COBRAR ABERTURA DE MAIS LEITOS PARA ATENDIMENTO DOS PACIENTES COM COVID.

O prefeito Ricardo Salaro juntamente com prefeitos das cidades de Agudos, Areiópolis, Botucatu, Duartina, Itatinga, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Macatuba, Pederneiras Pirajuí, Pratânia e Promissão, integrantes do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6) se reuniram na tarde da última quarta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes, com o secretário do Desenvolvimento Regional do Estado, Marcos Vinholi, com o Secretário Executivo Rubens Cury no Palácio dos Bandeirantes, para cobrar a habilitação dos novos leitos para pacientes com Covid que haviam sido prometidos no final do mês de janeiro último. O deputado federal Rodrigo Agostinho também esteve presente.

Os objetivos dos prefeitos representantes das 47 cidades que pertencem ao Departamento Regional de Saúde de Bauru foi cobrar a efetivação da abertura dos leitos de UTI e Enfermeira já anunciados (e não abertos!) pelo Governo do Estado e o calendário de implantação dos mesmos, para que a região tenha condições técnicas de sair da fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, na nova reclassificação de fase em nossa região.  Para que isso aconteça existe a necessidade da habilitação dos novos leitos prometidos, que até o presente momento não foram instalados.

Também foi solicitada revisão imediata do Plano São Paulo para classificação geral do Estado de São Paulo com parâmetro homogêneo, considerando o índice geral das vagas de UTI no território paulista, cessando o faseamento regional e aliviando a pressão do sistema de Saúde da DRS-6, o que vai permitir um fomento mínimo de setores da economia impossibilitados de trabalhar na fase vermelha.

“Se o Estado criar as novas vagas de UTI prometidas em nossa região, poderemos atender melhor a população e iremos desafogar os principais hospitais que estão sobrecarregados e ainda propiciar que a atividade econômica funcione, observando sempre as regas sanitárias impostas.  Aqui em São Manuel, por exemplo, temos condições da abertura de mais 2 leitos de UTI e mais 3 de enfermaria no hospital local”, disse Salaro.

Em resposta a reivindicação dos prefeitos, o Governo do Estado prometeu acionar a Secretaria da Saúde e o Centro de Contingência para respostas efetivas quanto ao cronograma de abertura total dos leitos, onde já foram implantados, onde e quando serão abertos os demais e ainda sobre o reenquadramento de fase dentro do Plano São Paulo, o que acabou descontentando os prefeitos presentes, que esperavam que essas ações já fossem implantadas de imediato, como havia sido prometido.

O Governo do Estado havia anunciado no final de janeiro a abertura de 287 leitos para Covid-19 em 11 municípios da DRS-6, o que até o momento não aconteceu, indo na contra mão dos casos de contaminação pelo novo coronavirus, que aumentaram significativamente em toda a região, desde o último mês de janeiro.

Os prefeitos também propuseram a ampliação das redes municipais de atendimento à Covid-19 dentro da DRS-6, desde que a Secretaria da Saúde organize visitação técnicas aos hospitais e Santas Casas das cidades.

As reivindicações apresentadas foram endossadas pelas seguintes cidades pertencentes a DRS 6 de Bauru:  Lençóis Paulista, Botucatu, Itapuí, Brotas, Igaraçu do Tietê, Dois Córregos, Iacanga, Macatuba, Promissão, Itaju, Pederneiras, Paulistânia, São Manuel, Borebi, Bocaina, Agudos, Jaú, Mineiros do Tietê, Reginópolis, Lins, Pratânia, Sabino, Boracéia, Bariri, Duartina, Areiópolis, Barra Bonita, Arealva, Presidente Alves, Avaí, Avaré, Coronel Macedo, Iaras, Cerqueira César, Taquarituba, Cafelândia, Pirajuí, Balbinos, Guaiçara, Itatinga, Paranapanema, Arandu, Taguaí, Angatuba, Tejupá, Itaporanga e Barão de Antonina.