11 DEZ 2019
PROJETO”XADREZ NAS ESCOLAS DE SÃO MANUEL” FOI UM SUCESSO

A Prefeitura Municipal de São Manuel, numa parceria entre as Diretorias de Educação e Esporte, iniciou em 2019 o Projeto "Xadrez nas Escolas de São Manuel”. O projeto foi coordenado pelo professor e mestre nacional de xadrez, Guilherme Pereira de Almeida, que desenvolve o projeto piloto na EMEF “Dr. Augusto Reis”.
Este ano foram 75 crianças do 2° ano do fundamental I, que receberam aulas semanais de xadrez no mesmo período em que aprendem outras disciplinas como português, matemática, entre outros. Na ocasião, as professoras de sala se engajaram com o projeto e tiveram o apoio da coordenação e direção da escola.
Desta forma, na última segunda-feira (09), foi realizado o festival de encerramento das aulas de xadrez. Uma confraternização em que todas as crianças do projeto puderam demonstrar seus conhecimentos nessa arte que exercita a concentração, raciocínio lógico, além de melhorar o relacionamento interpessoal.
O xadrez na cidade de São Manuel vem ao longo dos anos ampliado o número de praticantes de todas as idades e tem alcançado conquistas em torneios de nível nacional e internacional. Por isso, iniciativas como essa proporcionam para as crianças possibilidades reais de buscar caminhos cada vez melhores.