02 DEZ 2019
DIRETORIA REGIONAL DO CIESP EM BOTUCATU REALIZA REUNIÃO QUE TEVE COMO UM DOS DESTAQUES A APRESENTAÇÃO DO PROJETO STAR DA BRACELL.

DIRETOR DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SÃO MANUEL REPRESENTOU O MUNICÍPIO.

No último dia 27/11, aconteceu sede da Regional do CIESP em Botucatu, a reunião mensal da Diretoria e Conselho, coordenada pelo Diretor Titular, Leandro Amaral, e pelos Diretores Adjuntos Edison Baptistão e Pedro Fernandes Cardoso, que contou com a presença de mais de cinquenta pessoas, entre empresários, diretores e colaboradores do SESI e do SENAI, além de convidados e lideranças regionais.

Na pauta foram abordados diversos assuntos importantes relacionados principalmente sobre a atividade industrial na região e ainda os destaques empresariais.  Na pauta foram abordados os seguintes assuntos:

–  Assuntos administrativos da Diretoria;

– Divulgação do Prêmio de Melhor Transportador Rodoviário 2019 recebido pela Transportadora Fênix, empresa Parceira Contribuinte do CIESP, no dia 26 de novembro do corrente, durante a 7ª Edição do PRÊMIO VIRACOPOS DE EXCELÊNCIA LOGISTICA, promovido pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, com o objetivo de reconhecer e estimular a eficiência de empresas e da sua cadeia prestadora de serviços no comércio exterior;

– Divulgação da transmissão online do Encontro com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Sr. Rogério Marinho, abordando o Programa Verde e Amarelo e outros temas da MP 905/2019;

– Apresentação Institucional da Bracell SP Celulose Ltda. e do Projeto Star, pelo Diretor Geral –  Pedro W. Stefanini e pelo  Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social,  Carlos Barbieri.

Esta apresentação foi o destaque da Reunião, pois possibilitou aos presentes conhecer uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas operações no Brasil: em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo.  Foi explanado que a empresa Bracell é resultado da combinação entre a Bahia Specialty Celulose e a Lwarcel Celulose, de Lençóis, adquirida em agosto passado pelo Grupo RGE – Royal Golden Eagle, com 51 anos de atuação no mercado, com mais de 60 mil colaboradores em diversas partes do mundo, como China, Indonésia, Brasil, Canadá e Espanha.

Quanto ao projeto de expansão em Lençóis Paulista, denominado Projeto Star, foi exposto que se trata do maior investimento privado no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, com aumento de capacidade total de produção de 250 mil ton/ano para 1,5 milhão de ton/ano; com linha flexível projetada prioritariamente para celulose solúvel;  geração de oportunidade de emprego para toda a região, alcançando as cidades de Agudos, Areiópolis, Bauru, Barra Bonita, Jaú, Igaraçu do Tietê e São Manuel; com 11 mil trabalhadores no pico das obras e cerca de 6.500 contratações permanentes na fábrica e na florestal após  a conclusão;  e  previsão de término do projeto para o 2º semestre de 2021.

Encerrando a reunião e para selar este importante momento de desenvolvimento em nossa região, os Diretores da Regional do CIESP em Botucatu entregaram o Diploma de empresa associada aos Representantes da Bracell, Pedro Stefanini e Carlos Barbieri.

O diretor da Indústria e Comércio de São Manuel Edinho Baptistão se mostrou otimista com relação a geração de novos empregos em nossa região. “No último mês de outubro, os dados do Ciesp mostram que a região de Botucatu, que conta com 28 Municípios, foi a que gerou, percentualmente, o maior número de empregos no Estado de São Paulo inteiro.  Foram mais de 550 novos empregos em outubro e 2.150 nos últimos 12 meses.  Com a ampliação da Bracell esse número vai aumentar significativamente.  São Manuel vai se beneficiar muito com isso, pois já temos concluído o distrito industrial II e doando áreas para as empresas interessadas. Estamos também realizando melhorias significativas no distrito industrial I, asfaltando e construindo calçadas em suas ruas.  Nosso trabalho constante é o de convencer os empresários a se instalarem em nossa cidade e para tanto, precisamos acima de tudo, de união e paz, principalmente nas questões políticas, para que possamos passar tranquilidade e segurança ao empresariado de que aqui é uma boa cidade para se investir, que conta com uma infraestrutura pronta, que tem uma Administração Municipal que proporciona a capacitação das pessoas interessadas, através dos cursos gratuitos de capacitação de mão de obra.  Temos muitos aspectos positivos a apresentar, mas precisamos da união política para deslanchar”, disse Edinho.