14 NOV 2019
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNESP DE BOTUCATU LANÇAM LIVRO “CLUBE DA MATA: FORMAÇÃO DE GUIAS DA NATUREZA”

É com enorme prazer que divulgamos o lançamento do livro “CLUBE DA MATA: FORMAÇÃO DE GUIAS DA NATUREZA” organizado pelas Professoras Maria de Lourdes Spazziani e, Renata Cristina Batista Fonseca, do Campus da UNESP de Botucatu.

O livro é o coroamento de um projeto realizado pela Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA e o Instituto de Biociências – IBB, Unidades Universitárias da Unesp de Botucatu, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Manuel, através da Diretoria Municipal de Educação, iniciado em 2018 e que envolveu as Escolas Públicas de São Manuel e teve como objetivo formar entre os estudantes do Ensino Médio, monitores ambientais que atuarão como guias junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O projeto teve continuidade em 2019 e, dado seu sucesso, transformou-se num Convênio entre o Município e a UNESP, e será reaplicado por mais dois anos.

Além dos objetivos originais, o convênio prevê outras possibilidades de cooperação, inclusive a tão esperada criação de uma unidade escolar da Rede Municipal a ser instalada na Fazenda Experimental de São Manuel – UNESP, voltada ao estudo do Meio Ambiente.

O livro foi publicado na forma digital pelo selo “Cultura Acadêmica” da Fundação Editora da UNESP e pode ser distribuído de forma gratuita a todos interessados no tema.

Em seu Capítulo “Educação Ambiental em São Manuel”, escrito pelo Prefeito Ricardo Salaro Neto e pelo Diretor de Educação José Roberto Corrêa Saglietti, estão colocadas as linhas mestras sobre o que se realiza e o que se tem como horizonte sobre esse importante tema para a nossa cidade.

Abaixo disponibilizamos o livro em formato PDF e esperamos que seja uma leitura rica e agradável.