30 JAN 2017
Emendas parlamentares referentes à coleta de lixo e à saúde são discutidas em reunião com o Deputado Fernando Capez

Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

Na última sexta-feira, 27, o Deputado Estadual Fernando Capez esteve no Gabinete da Prefeitura para tratar de propostas de emendas parlamentares para o município de São Manuel. O Prefeito Ricardo Salaro e o Vice Major Rubin expuseram o panorama do início do governo e também destacaram as áreas da cidade que precisam de mais atenção.

Entre as solicitações feitas, foram apresentados como prioridade um veículo para visitação na zona rural e mais um caminhão de lixo para o presidente da Assembleia Legislativa, que parabenizou o foco da nova gestão e o lema de governo adotado pelo novo prefeito. “Temos que governar para a maioria e não para pequenos grupos. Vocês mudaram o paradigma”, comentou o parlamentar.

Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

Outro assunto abordado foi a reforma no pronto-socorro do Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo. O projeto de ampliação e de melhoria na estrutura foi feito pelo vereador Anizio Pete, que apresentou ao Deputado Fernando Capez. “Já começamos a nos reunir com os diretores do Hospital e precisamos fazer mudanças significativas lá. O Município e o PROSUS investem recursos nesse aparelho e, por isso, a população tem que estar satisfeita com o atendimento”, comentou o Prefeito Ricardo Salaro.

Também estiveram na reunião o Prefeito e o Vice-Prefeito de Bofete, Dirceu de Melo e Elias; diretores e assessores da Prefeitura Municipal de São Manuel, assessores do Deputado Fernando Capez e a imprensa. Após a conversa na Prefeitura, as autoridades se dirigiram à Câmara dos Vereadores, onde ocorreu uma sessão, que contou com a presença de representantes de instituições sociais de São Manuel.

Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

O que são emendas parlamentares?

Por meio das emendas, os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta do orçamento anual encaminhada pelo Poder Executivo visando uma melhor alocação dos recursos públicos. É a oportunidade que os deputados têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.

Para que as emendas tragam benefícios ao município, os vereadores devem solicitar que elas sejam incluídas no orçamento do Estado ou da União, direcionando o valor para um determinado fim. Na Assembléia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, o deputado elabora a emenda com o pedido do vereador e a envia ao Executivo, estadual ou federal. Lá, depois de avaliada, a emenda é aprovada ou não. Quando o pedido do vereador é aprovado, seja de que partido for, o prefeito é notificado da verba que está disponível.

Fonte: EBC e Diário Oficial Eletrônico

, , , ,