13 MAR 2017
Equipes de saúde recebem curso de capacitação para diagnóstico de câncer Infantil

O Instituto Ronald MCDonald realiza o treinamento como forma de contribuir com o atendimento no município de São Manuel

Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

A partir do dia 13 de março, as equipes de saúde de São Manuel recebem treinamento do Instituto Ronald MCDonald, organização sem fins lucrativos que tem a missão de promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. O objetivo do ciclo de capacitação é preparar médicos, enfermeiros e agentes de saúde para diagnosticarem precocemente o câncer infantil e realizarem o encaminhamento adequado.

Na solenidade de abertura do curso, o diretor de Saúde, Márcio Santarém, destacou a importância do Programa Diagnóstico Precoce, que capacitou mais de 16mil profissionais em 14 estados do Brasil (os dados são de 2008 a 2013). “Proporcionar cursos de capacitação e atualização aos servidores é uma forma de fortalecer a saúde no município“, comentou Mácio.

Paula Nobre, Claudia Oliveira, Omar Mattielli e Márcio Santarém Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

Claudia Teresa Oliveira, coordenadora da Pediatria do Hospital Amaral Carvalho, e Paula Nobre, gerente da Casa Ronald Jahu, são as palestrantes do curso, que promove desde o conhecimento sobre políticas públicas até formas de diagnosticar o câncer infanto-juvenil precocemente. Claudia explicou que o câncer é a segunda maior causa de morte entre as crianças e os adolescentes, no Brasil, e que a detecção no início da doença salva vidas. Os sinais mais recorrentes que ajudam na identificação de câncer infanto-juvenil são: febre com duração superior a uma semana, dores nas pernas, manchas na pele, sangramento no nariz e na gengiva e aumento dos gânglios.

O Rotary Clube é um apoiador da ação e cedeu o salão para a realização de dois ciclos de curso, que ocorrerá nos períodos de 13 a 17 de março e 27 a 31 de março. Essa divisão foi feita para que se mantenham os atendimentos dos centros de saúde e todos os profissionais da área possam participar. No entanto, a Diretoria de Saúde pede a compreensão dos munícipes nesse período e reforça que a ação é uma forma de fortalecer a saúde de São Manuel.

Conheça o Projeto de Diagnóstico do Instituto Ronald MC Donald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve e coordena programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento adequado, o acolhimento e o atendimento integral de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

O Projeto de Diagnóstico engloba a capacitação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS),para que possam suspeitar de potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes e então encaminhá-los adequadamente para hospitais públicos de referência. Faz parte dos objetivos estimular também a estruturação da rede de atenção oncológica, através de análise da situação local e da articulação com o gestor do SUS.

A capacitação é realizada através de um curso, com 20 horas de aulas para não médicos e 24 horas de aula para médicos, onde uma equipe docente especializada na Estratégia Saúde da Família e Oncologia Pediátrica abordam os seguintes temas:

Todos os profissionais capacitados recebem gratuitamente o livro Diagnóstico Precoce da Criança e do Adolescente, fruto da cooperação entre o Instituto Ronald McDonald, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Além disso, as unidades de saúde cujos profissionais foram capacitados recebem os fluxogramas de sinais, sintomas e condutas para serem afixados no local.

, , , ,