No dia 14 de agosto, a Administração Municipal inaugurou a reforma e adaptação do Centro de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (CEDEPE) de São Manuel. O prédio, construído pelo Estado, já abrigou a Escola de Comércio e o SESI até a década de 1990. Agora, passou por uma transformação significativa, com uma reforma abrangente que proporcionará um ambiente moderno e eficiente para diversos serviços essenciais à comunidade. Localizado no coração da cidade, o CEDEPE agora abriga a Diretoria de Indústria e Comércio, a UNIT (Universidade do Trabalhador), o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), o Procon, o Banco do Povo, o Sebrae e o SENAI, que oferecerá cursos de qualificação profissional em salas específicas para tal finalidade.
Na solenidade, estiveram presentes autoridades locais e regionais, como Francesconi Junior, presidente em exercício do CIESP; Patrícia Dias, Diretora do CIESP de Botucatu; Silso Junior, Vice-Diretor do CIESP Botucatu; e Tiago Guerreiro, diretor do SENAI Botucatu, além dos familiares do Dr. Daniel de Oliveira Neves Filho, que dá nome ao prédio.
Para a reforma, a Prefeitura de São Manuel investiu R$ 1.692.060,67, quantia que foi executada pela Construtora América Projetos e Empreendimentos. As principais melhorias incluíram a substituição do telhado, a instalação de elevadores e rampas para garantir acessibilidade, a implementação de um sistema de combate a incêndio para obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), a construção de oficinas de solda e mecânica, e a construção de um pátio de estacionamento para receber unidades móveis do SENAI.
Outras reformas substanciais abrangeram a substituição de calhas e rufos, a construção de muros de contenção e arrimo, novas calçadas e muretas, e a troca dos rebocos das paredes. A renovação também incluiu a reforma dos pisos e assoalhos das salas, pintura interna e externa, substituição de forros e vidros, além de reformas na lavanderia e copa e reparos na rede elétrica e hidráulica. Essas melhorias visam garantir um ambiente mais seguro, acessível e confortável para todos os usuários.
Com a conclusão da obra, o CEDEPE está agora mais bem preparado para apoiar o desenvolvimento profissional e o empreendedorismo em São Manuel. “O centro desempenhará um papel crucial na qualificação da mão de obra local e no fortalecimento da economia da cidade. Iniciamos este trabalho em 2019, contamos com grandes parceiros nesse projeto, como o SENAI e o SEBRAE, e hoje estamos realizando e concretizando um sonho, que é ter um Centro (CEDEPE) para proporcionar condições de empregabilidade para São Manuel e também investir na formação daqueles que desejam empreender em seus próprios negócios”, relatou o Prefeito Ricardo Salaro.
Nos últimos seis anos, foram oferecidos mais de 60 cursos no CEDEPE, com a participação de mais de 800 são-manuelenses, e investidos, ao longo de três anos, mais de 3 milhões de reais em formação profissional. “Mais de 60% das pessoas que passaram pelos treinamentos aqui estão empregadas. Nos últimos dois anos, 2023 e 2024, aqueles que concluíram os cursos profissionalizantes saem praticamente com emprego garantido. Por isso, este projeto é muito importante e recebeu total empenho e investimento da Prefeitura”, concluiu Salaro.
Muito emocionado pela conclusão da reforma, o Diretor de Indústria e Comércio, Edison Baptistão, comentou que o CEDEPE é um equipamento onde o cidadão encontrará tudo o que precisa. “Vamos iniciar duas turmas de soldagem, e ambas as turmas já estão contratadas pela Caio, de Botucatu”, revelou Edinho.
Em seu discurso, Francesconi Junior, presidente em exercício do CIESP, parabenizou a Administração Municipal pelo investimento e pela luta para trazer o SENAI para São Manuel. “Nós, como centro das indústrias, temos a obrigação de atender nossos associados e a indústria da região. Este centro é exatamente para a formação e capacitação da mão de obra, para que ela tenha condições de se empregar nas demandas da região”, declarou Francesconi.
Patrícia Dias, Diretora do CIESP de Botucatu, também parabenizou a Administração e destacou a iniciativa para o desenvolvimento regional. “É muito importante que o Município tenha uma visão pública, aliada a uma visão privada, juntamente com as instituições de ensino. A indústria precisa estar capacitada e deve investir na formação dos jovens, pois, caso contrário, ela colapsará em pouco tempo. Portanto, este investimento e este olhar estratégico que São Manuel está tendo são extremamente importantes para fortalecer e beneficiar São Manuel e as regiões próximas”, ressaltou Patrícia.
De acordo com Tiago Guerreiro, diretor do SENAI Botucatu, é necessário desenvolver pessoas para alimentar o setor industrial. “Aqui, no CEDEPE, já atendemos a Usina São Manoel, com 16 alunos, e vamos chegar a 25 alunos agora. Também atenderemos prontamente a indústria de São Manuel e região com cursos de soldagem. Trouxemos para cá um kit de soldagem para formar soldadores, sem depender das nossas carretas”, informou Tiago.
Além da revitalização, o local recebeu um novo nome em homenagem ao destacado cidadão são-manuelense, Dr. Daniel de Oliveira Neves Filho, conforme a Lei Municipal nº 4.597, de 6 de dezembro de 2023. Dr. Daniel, nascido em Espírito Santo do Pinhal em 1921, foi uma figura proeminente na educação e no serviço público de São Manuel.
Formado em técnico-agrícola aos 17 anos e em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru em 1963, Dr. Daniel mudou-se para São Manuel aos 18 anos e rapidamente se tornou um pilar na comunidade. Ele lecionou na Escola Técnica e Agrícola “Dona Sebastiana de Barros” e desempenhou papéis importantes como vereador, vice-prefeito, e fundador do Lions Clube de São Manuel. Sua contribuição se estendeu também para a comunicação, como diretor-gerente da PRI-6 e em vários cargos administrativos e jurídicos na Prefeitura Municipal.
O legado de Dr. Daniel é um testemunho de seu compromisso com a educação, o desenvolvimento comunitário e o serviço público, e sua homenagem com o nome do CEDEPE reflete o impacto duradouro de seu trabalho na cidade de São Manuel.