21 FEV 2024
CONFIRA AS AÇÕES DAS UNIDADES DE SAÚDE
 As Unidades de Saúde de São Manuel realizaram diversas ações durante a última semana. Confira:

Dengue
Durante a última semana, as Unidades de Saúde CS I e CS II, Aparecida e São Geraldo, por meio das Enfermeiras Daiane, Luciana, Ellen e Joice, e das Agentes Comunitárias de Saúde Diana e Gabriela, realizaram salas de espera sobre Dengue.
As Unidades trouxeram orientações gerais sobre forma de contaminação, transmissão, sinais e sintomas, além das formas de prevenção e manejos. As agentes reforçaram a importância do uso de repelentes e manutenção dos quintais para evitar focos.
Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde Carlos e Elaine Sá, da Unidade da Santa Mônica, estiveram na escola Ida Innocenti Luizetto com apresentação de maquete com o tema: prevenção e combate à Dengue.
A palestra mostrou a forma correta e a incorreta de manter a casa e os quintais, fazendo com que as crianças pudessem entender com mais clareza como combater o mosquito da Dengue.

Lúpus
A Enfermeira Maria Inês da Unidade de Aparecida realizou uma sala de espera sobre Lúpus, que é uma doença inflamatória autoimune.
Na ocasião, foram oferecidas orientações gerais sobre o desenvolvimento, sinais e sintomas, e também formas de prevenção e tratamentos.

Fluxo da Unidade
Na Unidade da São Geraldo, a Auxiliar administrativo Adriana realizou orientações para os pacientes presentes na sala de espera sobre o fluxo de atendimentos.

Grupo de Tabagismo
No Centro de Saúde II (CSII), com os técnicos de enfermagem Patricia e Igor, e na ESF Vila Rica, com a Enfermeira Jéssica. Foi realizada a divulgação do Grupo de Tabagismo, voltado para os pacientes da Unidade que fazem uso do tabaco.
Já na Unidade da Santa Monica, os Agentes Comunitários de Saúde Elaine Sá, Gustavo e Carlos e o Dr. Gabriel realizaram o grupo de tabagismo dando orientações gerais e informando sobre o início tratamento medicamentoso.

Grupo de Gestantes
Na ESF Vila Rica foi realizado o segundo encontro do Grupo de Gestantes, que trouxe o tema Pré-Natal do parceiro e rede de apoio. As gestantes foram orientadas sobre a importância da rede de apoio e do pai do bebê estar presente nos processos de criação da criança e na gestação.

Leucemia
Na Unidade da Santa Monica, a Agente Comunitária de Saúde Elaine Silva orientou sobre leucemia na sala de espera, trazendo orientações gerais, conceito, tipos de leucemia e tratamento.

Grupo Hiperdia
E na Unidade da Santa Mônica, os Agentes Comunitários de Saúde Elaine Sá, Gustavo e Carlos e o Dr. Gabriel realizaram um Grupo de Hiperdia para hipertensos e diabéticos.
Na ocasião, foram oferecidas orientações gerais e reforçada a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos para controle da pressão arterial e da diabete.
21/02/2024
SALAS DE ESPERA FEV/24 - 1