Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Instagram
Carta de Serviços
Atualizado em: 08/08/2022 às 10h36
ONLINE
TELEFONE
PRESENCIAL
Promoção Social
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)

O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Disponibiliza o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Atende as Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Acesso
Online Telefone Presencial

1 - PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS PAEFI:

Atende as Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

2 - SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL:

Serviço ofertado de forma planejada e continuada com o objetivo de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua de rua, dentre outras.

3 - SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE:
 
                  O Serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

4 - BENEFÍCIOS EVENTUAIS:
 
O serviço integra o nível de proteção especial do SUAS, trata-se de um dos principais serviços que compõem a rede de assistência e proteção social, concedendo o enfrentamento à vulnerabilidade, reduzindo a incidência de riscos que afetam as famílias e seus membros.

5 - SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE TEMPORÁRIA:
 
► Passagens para retorno a cidade de origem;
► Para atender situações de migração, conforme interesse dos próprios migrantes;
As provisões acima são realizadas no campo dos benefícios eventuais no momento em que a equipe técnica responsável do CREAS avalia a ocorrência de uma situação eventual e inesperada, que coloca a família ou indivíduo em risco e insegurança social, e desta forma há o reconhecimento formal do direito ao benefício e entrega da passagem intermunicipal.


6 - SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS:
 
Atendimento especializado para pessoas com deficiências que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos que comprometem o desenvolvimento da autonomia.
Para acessar esse serviço poderá se direcionar ao CREAS ou contato telefônico no 3812-4400 ramais 5001 e 5028.

7 - REDE INDIRETA:
 
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência Centro Dia - APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Manuel.
 
O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e Suas Famílias é ofertado de forma indireta no Centro-Dia, atende jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas e suas famílias.
As atividades desenvolvidas permitem a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência.
Oferece atenção integral à pessoa com deficiência entre 18 e 59 anos, em situação de dependência, ou seja, que necessitam de cuidados de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias, e que tenham tido seus direitos violados,
 
► Serviço de Acolhimento Institucional de Longa Permanência para Pessoas Idosas em Abrigo - Associação dos Amigos da Pousada da Colina.               
O serviço de acolhimento institucional é realizado de forma indireta na Associação dos Amigos da Pousada da Colina na modalidade abrigo institucional para idosos, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência.
A natureza do acolhimento deverá ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.
É previsto para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Idosos com vínculo de parentesco ou afinidade – casais, irmãos, amigos, etc., devem ser atendidos na mesma unidade.
 
►Serviço de Acolhimento Institucional provisório para população adulta em Casa de Passagem Comunidade Padre Pio Filhos da Misericórdia.
 
Serviço de Proteção Social de Alta Complexidade espontâneo de Acolhimento Institucional provisório na modalidade de Casa de Passagem, com estrutura para acolher pessoas ou grupo familiar, a fim de garantir proteção integral para pessoas em situação de rua, desabrigo por abandono, migração e ou ausência de residência e pessoas em trânsito sem condições de auto sustento.
Responsável pelo serviço:
MAIRA SUSANA DOS REIS CARTONE
MAIRA SUSANA DOS REIS CARTONE
Responsável pelo atendimento
ATENDIMENTO:
08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 (segunda a sexta)
ENDEREÇO:
RUA CORONEL AMANDO SIMÕES, 609, CENTRO.
Serviço relacionado a secretaria:
DIRETORIA DE PROMOÇÃO SOCIAL
DIRETORIA DE PROMOÇÃO SOCIAL
LILIAN TEDESCO FUSCO
ATENDIMENTO:
Das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h00
TELEFONE:
(14) 3812-4400
ENDEREÇO:
Rua Coronel Joaquim Floriano, 648 – Centro
Seta
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia