O Fundo Social de Solidariedade - F.S.S.S.M., criado oficialmente em 25/04/1989, pela Lei Municipal N.º 1.570, tem como finalidade a mobilização da comunidade para atender as necessidades e problemas sociais. É o órgão municipal que realiza captação de recursos e doações para ações comunitárias em prol de causas sociais. Estruturalmente, o Fundo Social é dirigido por um Conselho Deliberativo composto por quinze membros, nomeados pelo Prefeito Municipal, com mandato de dois anos, permitida a recondução, sob a atual presidência da Vice-Prefeita Márcia Regina de Oliveira. As ações do F.S.S.S.M., deliberadas e aprovadas pelo Conselho Deliberativo, são implementadas por servidores públicos municipais.
Conforme o Plano Diretor Participativo (Lei Complementar N.º 014 de 22 de setembro de 2016) em seu artigo 76, o F.S.S.S.M. tem função de definir necessidades da população para a demanda da Política Municipal de Assistência Social, juntamente com a Diretoria de Promoção Social e demais entidades da Sociedade Civil organizada.
Também, possui como missão de transformar vidas e proporcionar independência e autonomia por meio da qualificação profissional, tendo como objetivo instituir programas sociais destinados a atender diretamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social ou através do apoio às organizações sociais que o façam, principalmente através de parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo.
Dentre as ações desenvolvidos pelo F.S.S.S.M., destacamos as Campanhas comunitárias do Agasalho, Varal do Bem, recebimento de doações Alimentos e Cestas Básicas, Festa do Dia das Crianças, Concursos de Miss e Mister de São Manuel e da Terceira Idade entre outros. Essas ações solidárias buscam conectar pessoas, organizações da sociedade civil e empresas que desejam contribuir, seja por meio de voluntariado ou doações, de acordo com as necessidades e demandas voltado para diminuição das desigualdades sociais, combate a fome e a insegurança alimentar e demais eventos em prol do bem-estar social.
Tem como atuação estratégica, estimular ações de promoção humana com o objetivo de garantir direitos e a inclusão social, por meio de programas sociais.