30 MAI 2023
PROMOÇÃO SOCIAL
PROMOÇÃO SOCIAL REALIZA REUNIÕES COM AS FAMÍLIAS DO PROGRAMA "CRIANÇA FELIZ" NOS TERITÓRIOS
A Diretoria Municipal da Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS com o Programa Criança Feliz, vem trabalhando de forma personalizada, com atendimentos domiciliares, trabalhos em grupos e reuniões com as famílias nos territórios.  As famílias são atendidas e acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF que consiste no trabalho social com famílias.
O Programa Criança Feliz do Governo Federal foi implantado no município pela administração do prefeito Ricardo Salaro, em março de 2017, sob a supervisão da assistente social, Zenilda Aparecida Batista do Nascimento e trata-se de um programa desenvolvido pela Diretoria da Promoção Social e conta com os apoios importantes das Diretorias de Educação e Saúde, onde são realizados os acompanhamentos do desenvolvimento infantil na primeira infância, desde a gestação até os 3 anos de idade e até os 6 anos para aquelas crianças com deficiência, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e ainda estimular o desenvolvimento infantil, em sua fase mais importante, que é a primeira infância.
A primeira infância é marcada por importantes alterações, com as físicas, cognitivas, emocionais e sociais e também pela imaturidade e vulnerabilidade da criança, por sua condição peculiar de dependência do ambiente e de cuidados de outras pessoas. E nesse período que a família é a principal mediadora da relação da criança com o mundo e a principal facilitadora dos processos de desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial, que irão oferecer as condições necessárias, para que se torne um adulto capaz de conduzir com autonomia, a sua própria vida.
O Programa atualmente conta também com os estagiários Cilene Aparecida Amaro, Vitória Nascimento A. Alves, Murilo Costa de Arruda, Guilherme Ronchesi Gasparino, Amanda Varoto Rossi e Laura Sauer Kozan. Para as atividades do mês de Maio as reuniões foram conduzidas pela Assistente Social Zenilda, psicólogo Renato Bragiato e a professora de capoterapia Michele.
Desde a sua implantação na cidade de São Manuel em 2017,o Programa realizou um total de 25.482 visitas domiciliares e 563 famílias vinculadas e acompanhadas, além de atendimentos diversos, reuniões nos territórios e encaminhamentos realizados a rede de serviços, entre outras.