18 MAI 2023
PROMOÇÃO SOCIAL
ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM AÇÕES SOBRE O “DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”
As escolas da rede Municipal de Ensino realizaram, por meio dos profissionais do quadro do magistério, do serviço social escolar, de psicologia escolar e em parceria com Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- CMDCA e da Assistência Social, ações sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
As unidades de ensino de São Manuel realizaram um trabalho educativo sobre o tema, com todos os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos-Iniciais. Essa ação tem o objetivo de instruir para a importância do autocuidado e proteção das diversas violências sexuais, bem como conscientizar sobre os meios de denúncias.

Sobre a data

A data de 18 de maio, ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
A escolha desse dia foi em razão de que há 50 anos atrás, nessa data, a menor, Araceli Cabrera, com apenas 8 anos, desapareceu. A criança sofreu diversos abusos e foi morta, tendo seu corpo encontrado dias depois. Até os dias de hoje o crime permanece impune.