11 MAI 2023
VACINA CONTRA INFLUENZA CONTINUA COM BAIXA ADESÃO EM SÃO MANUEL
Em balanço feito pela Diretoria de Saúde de São Manuel, verificou-se que o município continua com baixa adesão na imunização contra Influenza nos grupos prioritários. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Doença visa vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais de idade, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.
Os números aumentaram em relação ao último levantamento, mas continuam muito abaixo do esperado. Os dados apontam que foi vacinado 23,59% do total esperado das crianças; 32,72% das gestantes; 32,07% das puérperas; 34,79% dos idosos; 37,56% dos trabalhadores da saúde e 37,01% dos professores.
A Diretoria reforça sobre a importância da imunização contra a doença, já que a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
A vacinação visa minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde e deverá ser realizada em etapas. As datas podem sofrer alterações conforme disponibilidade das vacinas que são recebidas pelo Ministério da Saúde.
As doses estão sendo ministradas nas Unidades Básicas de Saúde CS II e Cohab I das 08h às 20h e nos Postos de Saúde da Vila Rica,  São Geraldo,  Aparecida, Dr. Raphael e Santa Mônica das 08h às 17h.