25 ABR 2023
USO DE MÁSCARA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA CIDADE
Nesta terça-feira, a Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria Municipal da Saúde, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou o Decreto nº 4062, que altera a recomendação da utilização do uso de máscara de proteção nos serviços de saúde na cidade.
O uso de máscara deixa de ser obrigatório para pessoas sem sintomas respiratórios. A recomendação segue para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, seus acompanhantes e pessoas que tiveram contato próximo com caso diagnosticado da doença.
O uso também se mantém para pessoas com mais de 65 anos de idade, com alguma imunodeficiência, e/ou com comorbidade, por profissionais da saúde que fazem a triagem de pacientes ou do serviço de saúde, além de visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, corredores das áreas de internação e também nas situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.
As mudanças nas regras adotadas pelo município são válidas a partir da data de publicação e consideram também o cenário atual da Covid-19, tendo em vista ainda a alta cobertura vacinal contra a Covid-19 na população como um todo.