Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
25 ABR 2023
SAÚDE
VACINAÇÃO COM DOSE BIVALENTE ESTÁ ABERTA PARA POPULAÇÃO EM GERAL ACIMA DE 18 ANOS
A imunização contra Covid-19 segue sendo feita em São Manuel com a dose Bivalente e a nova fase da imunização abrange a população em geral com mais de 18 anos.
A aplicação segue conforme disponibilidade das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, para pessoas acima de 18 anos, imunocomprometidos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades com 12 anos ou mais.
Para receber a imunização, é necessário um intervalo de 4 meses da última dose tomada. Além disso é necessário que o munícipe tenha realizado o esquema básico completo (1ª e 2ª Doses).
Por conta de períodos de desabastecimento das doses recebidas pelo  Governo do Estado, os Postos de Saúde enfrentam períodos de falta dos imunizantes ao vírus, por isso é sempre importante estar checando a disponibilidade do imunizante na Unidade que atende o seu bairro.
Confira como estão sendo administradas as doses para a sua idade:

Dose Bivalente:
Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
As doses serão ministradas nos Postos de Saúde da Vila Rica, Santa Mônica, São Geraldo, Dr. Raphael e Distrito de Aparecida das 08h às 16h de segunda à sexta e no Posto de Saúde Central (CSII) e Cohab I das 08h às 19h de segunda à sexta.
O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.

Reforço da Vacina para Crianças de 05 à 11 anos:
As crianças de 05 à 11 anos que já tomaram a 1ª e 2ª doses há mais de 4 meses, estão recebendo o reforço.
As doses serão ministradas no Posto de Saúde Central (CSII) e Cohab I das 08h às 19h de segunda à sexta. É preciso levar o RG, CPF e comprovante de vacinação.

Reforço da Vacina para Crianças de 03 à 04 anos:
As crianças de 03 à 04 anos que já tomaram a 1ª e 2ª doses da Butantan (Coronavac) há mais de 4 meses, estão recebendo o reforço.

Vacinação Bebês de 6 meses à 2 anos
Estão sendo aplicadas as doses contra Covid-19, para bebês de 6 meses à 2 anos no CSII (Centro) e no Posto de Saúde da Cohab I, das 08h às 19h.
Para receber o imunizante baby da Pfizer é preciso levar a certidão de nascimento do bebê, RG, CPF e comprovante de vacinação.

Primeiras doses
Para os adultos e crianças que não tomaram nenhuma dose das imunizações contra Covid-19, ou estão com o esquema vacinal incompleto é muito importante salientar que a imunização é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio.
Para dúvidas sobre a imunização, se dirija à Unidade de Saúde que atende o seu bairro.

Testagem Covid -19
Também é importante salientar que os testes para checagem devem ser realizados sempre que houverem sintomas gripais, podendo ser feitos em todas as unidades da cidade, com resultados prontos em 15 minutos. Para diagnóstico correto, é necessário que a amostra seja coletada no dia adequado (preferencialmente 4 dias após início dos sintomas e, no máximo, até 8 dias depois da apresentação dos sintomas), para que não haja um falso negativo.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024