20 ABR 2023
POSTO DA SANTA MÔNICA REALIZA VACINAÇÃO BIVALENTE PARA ACAMADOS
Nesta quinta-feira, 20, a Técnica de Enfermagem Alessandra Simionato e os Agentes Comunitários de Saúde Carlos e Gustavo realizaram uma vacinação com a dose Bivalente contra Covid-19 e contra a Gripe para acamados e cuidadores do bairro atendido pela Unidade de Saúde “da Santa Mônica.
No total, foram realizados 43 doses de vacina da gripe e 14 doses da Pfizer bivalente.

Vacina Bivalente contra Covid-19
A vacina bivalente promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2 e, atualmente, está sendo administrada nas pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, os profissionais da Saúde e se inicia a imunização para o grupo de comorbidades de 12 à 59 anos.
A dose bivalente deve ser tomada com intervalo de 4 meses da última dose tomada. Além disso é necessário que o munícipe tenha realizado o esquema básico completo (1ª e 2ª Doses) .
As doses serão ministradas nos Postos de Saúde da Vila Rica, Santa Mônica, São Geraldo, Dr. Raphael e Distrito de Aparecida das 08h às 16h de segunda à sexta e no Posto de Saúde Central (CSII) e Cohab I das 08h às 19h de segunda à sexta. Para pacientes acamados, favor entrar em contato com a Unidade de Saúde que atende ao seu bairro.

Vacina Contra Influenza
Nesta segunda-feira, 10, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início em São Manuel. A fase inicial deverá imunizar Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), Trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
A vacinação visa minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde e deverá ser realizada em etapas. As datas podem sofrer alterações conforme disponibilidade das vacinas que são recebidas pelo Ministério da Saúde.
As doses serão ministradas nas Unidades Básicas de Saúde CS II e Cohab I das 08h às 20h e nos Postos de Saúde da Vila Rica,  São Geraldo,  Aparecida, Dr. Raphael e Santa Mônica das 08h às 17h.