Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
14 ABR 2023
PROMOÇÃO SOCIAL
DIRETORIA DE PROMOÇÃO SOCIAL ALERTA SOBRE GOLPE CONTRA MUTUÁRIOS DO CDHU
Nesta sexta-feira, alguns são-manuelenses entraram em contato com a Diretoria de Promoção Social para questionar sobre o recebimento de uma carta, supostamente enviada pela CDHU, solicitando uma regularização de imóveis. A Diretoria alerta que isso é um golpe, já que não há vínculo nenhum deste documento com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.
A Promoção Social constatou a fraude após entrar em contato com a CDHU, que informou ter sofrido uma invasão no seu sistema, com vazamento de informações.
O golpe está ocorrendo em diversas cidades do interior paulista e é praticado por estelionatários que usam o nome de escritórios de advocacia. Nas cartas enviadas para a casa dos mutuários, são oferecidas falsas propostas de acordo com descontos para regularização da dívida.  No texto, é indicado também um número de Whatsapp e um e-mail para o mutuário dar sequência à negociação fraudulenta.
As cartas usam nomes de escritórios de advocacia, existentes ou não, e, inclusive, de credenciados pela CDHU. O objetivo é enganar os moradores, dando a falsa impressão de se tratar de correspondência oficial da companhia.   No boleto enviado aos mutuários, a CDHU aparece como beneficiária, mas ao digitar o código de barras aparece o nome de outra pessoa.
A Companhia já está tomando as devidas providências e pede à toda a população que desconsidere as cartas e que entrem em contato com o CRAS de São Manuel, no telefone 3812-4400 (ramal 4475), e falem com a Márcia, ou que registrem um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia (presencialmente ou pela internet) por estelionato ou tentativa de estelionato.
O mutuário também é orientado a denunciar seu recebimento para a companhia por meio de seus canais oficiais: o site www.cdhu.sp.gov.br (acessar o menu no lado esquerdo, clicar em Contato e Localização e depois em Ouvidoria/Denúncias; pelo Alô CDHU 0800 000 2348 ou pelo e-mail fraudesdeboletos@cdhu.sp.gov.br e anexar, cartas, boletos recebidos, print de conversas e o BO, independentemente de ter sido efetuado ou não um pagamento.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024