Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
17 JAN 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
VEÍCULO CIRCULA PELA ÁREA DA CICLOVIA E CALÇADA DO PARQUE LINEAR EM CONSTRUÇÃO
Nesta terça-feira (17), os funcionários da Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se depararam com marcas de pneus na área com gramado e ainda na ciclovia e pista de caminhada do Parque Linear da cidade, cujas obras estão em andamento desde o Recinto Mário Covas, passando pela chácara Saltinho, indo até a Rua Francisco Cimó, no bairro Novo Dinkel.
Não é a primeira vez que isto acontece. Em setembro do ano passado um veículo havia sido flagrado circulando pela ciclovia e calçada, em construção, como se o local fosse uma rua qualquer, que recebesse trânsito de veículos. Um motociclista também fora flagrado na época, circulando com sua moto pelo local, fazendo acrobacias.
As obras estão em andamento, sendo executadas nas proximidades dos bairros Jardim Recanto Ouro Verde, Chácara Saltinho e Novo Dinkel.  Nessa primeira etapa estão sendo finalizadas 45,20 metros de galerias pluviais entre as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Dorotéia de Lara Campos, 2.463,90 m2 de calçadas e plantio de 4.892,36 m2 de grama; formando um enorme calçadão em meio a várias ilhas, cujo projeto prevê a sua extensão até o jardim Brasília.
As calçadas (e não ruas!) em concreto usinado que estão sendo construídas, tem largura de 1,5 metros e a ciclovia tem largura de 2,5 metros e já contornam todo o Recinto Mário Covas, cuja pista para caminhada, foi totalmente refeita. O projeto prevê ainda a construção de diversas ilhas, plantio de grama ao redor de todo o perímetro da ciclovia e calçadas, iluminação de Led de 100 W e plantio de 431 espécies nativas, 191 frutíferas e 730 ornamentais.
É lamentável que essas pessoas tenham esse comportamento considerado pouco civilizado com relação a um patrimônio público, que sequer ainda foi concluído para uso da população. Acreditamos que não haja a necessidade de informar esses cidadãos que no local não estão sendo construídas pistas para passeios de veículos e acrobacias de motocicletas.  Nessa hora, a caneta tem que pesar, no bolso dessas pessoas, que não demonstram ter nenhuma empatia com as boas práticas que o Município pode oferecer para entretenimento e diversão da população.
O que resta a fazer nesses casos, enquanto insistirem com esses atos de falta de civilidade é entregá-los para que a polícia utilize de seus meios legais e puna com rigor da lei, essas condutas para lá de inadequadas e inconsequentes.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024