08 DEZ 2022
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
GESTÃO E SERVIÇOS
OBRAS
CALÇADÃO PARA CAMINHADAS E CORRIDAS ESTÁ SENDO FINALIZADO AO LADO DA CICLOVIA NO RECINTO MÁRIO COVAS
Os ciclistas de São Manuel já usufruem do novo espaço totalmente dedicado a eles, na ciclovia construída no primeiro Parque Linear da cidade, está praticamente finalizada, no entorno do Recinto Mário Covas, ao lado do local onde existia a antiga pista para caminhada.
Também já foi concluída uma parte do calçadão em concreto usinado com largura de 1,5 metros para caminhadas e corridas nos cruzamentos das Ruas João Vulcano com a José M. Oliveira e Luiz Avanci na chácara Saltinho, indo até a Francisco Cimó; sendo iniciada também a interligação com as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Hortência de Lara Campos. A segunda etapa da construção do calçadão, ao lado da ciclovia no Recinto Mário Covas, está sendo finalizado, pela empresa responsável pela obra.
No Recinto Mário Covas a ciclovia em concreto usinado com largura de 2,5 metros, já está sendo utilizada. Outra obra ainda a ser realizada no local, próximo as Ruas Plinio Aristides Targa e Hortência Lara Campos, será uma ilha com piso em asfalto e com muito verde ao seu redor.
Nessa primeira etapa foram concluídos também 45,20 metros de galerias pluviais entre as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Dorotéia de Lara Campos, serão executados 2.463,90 m2 de calçadas e plantados de 4.892,36 m2 de grama; formando um enorme calçadão em meio a várias ilhas, cujo projeto prevê a sua extensão até o jardim Brasília.
O projeto prevê ainda a construção de diversas ilhas, plantio de grama ao redor de todo o perímetro da ciclovia e calçadas, iluminação de Led de 100 W e plantio de 431 espécies nativas, 191 frutíferas e 730 ornamentais.
O recurso da obra é proveniente do Ministério do Meio Ambiente e foram conquistadas durante a gestão do ex-ministro e eleito deputado federal Ricardo Sales.  No total serão investidos nesta primeira etapa da obra o valor de R$ 995.219,20, que está transformando o local perfeito para a prática segura de caminhadas, corridas e passeios com bicicletas.
A segunda etapa da obra irá contemplar toda a área já preparada do bairro Novo Dinkel. O projeto total prevê a construção do Parque Linear até o jardim Brasília, contemplando todo o antigo corte da Fepasa.