Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
28 SET 2022
EDUCAÇÃO
PROJETO CULTURAL VAI TRABALHAR A LÍNGUA INGLESA DE FORMA LÚDICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Histórias para Inglês Ver promoverá a distribuição de 1.500 livros, worksheets e contação de histórias em São Manuel

Embarcar em novas aventuras e desvendar o mundo em outro idioma será a experiência que o projeto cultural Histórias para Inglês Ver proporcionará ao público infantojuvenil de São Manuel. Serão distribuídos gratuitamente 1.500 livros bilíngues aos alunos do ensino fundamental I (do 1º. ao 5º ano) e enviados worksheets, como sugestão de atividades, para auxiliar os professores na condução da leitura e aprendizado.

Histórias para Inglês Ver, levará, ainda, cinco contação de histórias gratuitas com a temática dos livros. “O objetivo é auxiliar a interpretação do texto e a oralidade da língua inglesa de forma lúdica”, explica a coordenadora pedagógica do projeto, Juliana Volpe.

Desenvolvida pela J. M. Berwerth Saba Produções, a iniciativa é patrocinada pela Usina São Manoel via Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Aos alunos do 1º e 2º ano será entregue o livro: O dia e A noite / The Day and the Night e, para o 3º, 4º e 5º ano:  Meu Amigo, o Mar. Assinado: Areia / My friend the Sea, by the Sand, ambos de autoria da professora de inglês Lara Silvia Bertelli de Queiroz.

Para Carlos Dinucci, CEO da Usina São Manoel, a educação é um dos compromissos da São Manoel com a comunidade local. “Entendemos que esse é o caminho mais efetivo para gerar mudanças de médio a longo prazo. O projeto ‘Histórias para Inglês Ver’ está alinhado com esse objetivo, oferecendo para crianças e jovens do município o contato com a língua inglesa.  Esperamos que essa ação provoque o interesse dos estudantes, contribua para ampliar seus conhecimentos e crie novas oportunidades de estudo e desenvolvimento”, pontuou.

Sobre os livros e a autora

O Dia e A Noite / The Day and The Night conta a história de como surgiram o Dia e, sua irmã, a Noite, e o quanto se amavam e queriam sempre brincar juntos. Porém, aconteceu algo muito complicado e somente o Sol, com sua sabedoria de Astro Rei, pode trazer uma solução para o problema, com a ajuda de sua amiga, a Lua.

Na outra obra, Meu Amigo, O Mar. Assinado: A Areia / My Friend the Sea, by the Sand, a narradora é a Areia, que conta dez de suas aventuras junto ao seu amigo, o Mar.

A autora trabalha há mais de 35 anos como professora de inglês e foi coordenadora do ensino dessa língua para o estado de São Paulo. Ela começou a escrever em 2020, como uma forma de enfrentar o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. As primeiras histórias bilíngues ganharam ilustração e foram editadas. “Na minha trajetória como professora de inglês, eu me deparei com uma grande quantidade de alunos que viam o aprendizado de uma segunda língua como algo inacessível”, comenta. Segundo ela, dois motivos são os principais: alto custo dos livros de inglês e encontrar bons professores.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024