26 SET 2022
Vacinação contra Covid-19 e influenza estão sendo realizadas pelas Unidades de Saúde nos bairros da cidade.
Na última sexta-feira (23) a equipe de vacinação da Unidade de Saúde do PSF da Vila Rica realizou uma ação do lado de fora da escola estadual “Prof. Walter Carrer”, comandada pela vacinadora responsável Angélica.
A vacinação ocorrida fora da Unidade de Saúde contra a Codiv-19 e influenza, teve como objetivo chegar até a população que circula pelo bairro e não vai comparece a Unidade de Saúde.
Outras ações fora das Unidades de Saúde do Município estão sendo realizadas pelas equipes da Diretoria Municipal de Saúde, afim de atualizar a vacinação e ainda realizar testes contra algumas doenças, como forma preventiva visando a proteção da população.
Testes rápidos contra IST’s.
Também uma outra ação importante realizada no último dia 23, foi em uma Casa de Profissionais do Sexo, com a aplicação de teste rápidos de IST's, vacinação contra a gripe, Covid-19 e atualização de cadastros. No total de 6 pessoas foram atendidas pela equipe de ESF do Distrito de Aparecida, com as participações da enfermeira Gisela, a técnica de enfermagem Edilaine e as agentes comunitárias de saúde Diana e Deise.
A ação realizada faz parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica dessas infecções sexualmente transmissíveis.
Importante ainda destacar que o uso da camisinha nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção a infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Mas, infelizmente, nem todos se preocupam com a saúde sexual.
Os testes de IST estão disponíveis nas Unidades de saúde do Município e podem ser realizados de forma gratuita.