26 SET 2022
Campanha de vacinação contra a Poliomielite para menores de 5 anos de idade realizada no último final de semana, aumentou a cobertura para 75%.
No último sábado (24) a Diretoria Municipal de Saúde em parceria com o Rotary Club de São Manuel intensificou a Campanha de vacinação contra a Poliomielite para as crianças menores de 5 anos de idade.
A Campanha buscou vacinar as 637 crianças com idade entre 1 a 4 anos, que haviam deixado de tomar a dose da vacina contra a poliomielite.  O quadro apresentado pela Diretoria de Saúde ainda é preocupante, mesmo vacinando mais 89 crianças no último final de semana. Com esse novo grupo vacinado a média atingiu praticamente 75% da faixa etária entre 1 a 4 anos imunizada, ficando ainda 25% das crianças sem a imunização necessária.
Um posto fixo de vacinação ficou à disposição na Policlínica “Dr. Plinio Aristides Targa Filho”, que funcionou das 9 às 16 horas, com atrativos para a criançada que compareceram, com a distribuição de algodão doce, pipoca e diversão no pula-pula.
Também aconteceu a vacinação itinerante nas vilas São Geraldo e Rica, das 9 às 11 horas da manhã e no distrito de Aparecida e Jardim Santa Mônica, das 11 às 13 horas, onde um carro de som anunciava o local onde a vacinação iria acontecer, em determinado ponto da rua do bairro.
No final do dia foram contabilizadas 89 vacinações contra a poliomielite, 154 carteirinhas de vacinação atualizadas, aplicadas 30 vacinas contra a influenza e 5 contra a Covid-19.
A vacinação contra a Poliomielite é necessária para crianças de 1 a 4 anos. Todos nessa faixa etária de idade devem receber a dose da vacina (duas gotinhas!).
Essa ação ocorrida no último final de semana realizada pela Diretoria Municipal de Saúde contou com a parceria do Rotary Club de São Manuel, que realizada um trabalho voluntário intenso na erradicação contra a poliomielite, que pode causar a paralisia infantil.
Infelizmente, alguns pais estão resistentes a autorizar seus filhos a receberem a dose da vacina contra a pólio, que protege contra a paralisia infantil.
A Diretoria de Saúde irá continuar trabalhando de todas as formas para que o maior número possível de crianças seja vacinada, entrando em contato com os pais e responsáveis e estando presente nas escolas públicas e privadas do Município; já promoveu o Dia D de vacinação e mesmo assim, não atingiu a meta desejada; por irresponsabilidade dos pais ou responsáveis, que insistem em não levar ou autorizar seus filhos com idade inferior a 5 anos de idade, tomarem as duas gotinhas da vacina.
Mesmo assim, o trabalho de imunização irá continuar, no sentido de se atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde.