27 JUN 2022
EDUCAÇÃO
PROJETO REALIZADO PELA EQUIPE DA EMEF “MILTON MONTI” VISA MINIMIZAR SITUAÇÕES DE BULLYING E AGRESSÕES

As consequências trazidas pela pandemia agravaram a aprendizagem dos estudantes, e também o emocional. Após o retorno presencial, observou-se uma maior dificuldade de convivência, surgiram conflitos, brigas e muitas crises de ansiedade entre os estudantes, principalmente nos 5º anos do ensino fundamental I.

Pensando em minimizar essa situação, a equipe gestora da E.M.E.F. “Milton Monti”, após deparar-se com casos recorrentes de agressões físicas e verbais resolveu implantar juntamente com a assistente social escolar do município, Larissa Beatriz Soares, um projeto que utiliza situações cotidianas para levá-los a refletir sobre suas atitudes, visando conscientização e mudanças relevantes no atual cenário.

O objetivo é conceituar o tema e conscientizar sobre as consequências destes atos. Os encontros serão realizados semanalmente, sendo 6 encontros, onde a mediador do projeto irá utilizar metodologias ativas, conhecimentos prévios e situações corriqueiras entre as turmas. O projeto está sendo desenvolvido inicialmente com alguns estudantes que vêm apresentando fragilidade emocional e dificuldades de convivência.

A criança que pratica bullying, o agressor, muitas vezes não tem recursos emocionais para lidar com o que sente, e quem sofre não tem coragem de falar e pedir ajuda. A vítima se sujeita a esta situação porque acha que, ao ficar quieto um dia aquilo vai parar. Faz-se então necessário criar estratégias diversificadas para melhorar o clima escolar e favorecer a recomposição de aprendizagens.