24 JUN 2022
IBB E FC UNESP PROMOVEM ENCONTRO DE PESQUISA EM JULHO

Evento, cuja abertura será no IBB, terá reuniões, visita a escolas e palestras

Realizado pelo Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), Faculdade de Ciências da Unesp e Instituto Noosfera, nos dias 18 e 19 de julho acontece o encontro de pesquisa “Educação Ambiental Sintrópica no Estado de São Paulo”. O evento terá a presença da Professora Doutora Carolina Leticia Zilli Vieira, Pesquisadora e Professora Associada da Harvard School of Public Health.

Com apoio da Fapesp e das Secretarias de Educação de Arealva e de São Manuel (SP), a programação contará com reuniões, visitas a escolas e palestras.

A abertura está marcada para às 10h30, no IBB. Das 14h às 17h, os participantes farão uma visita à Diretoria de Ensino de São Manuel e escolas parceiras. Logo após, irão até a cidade de Bauru, onde, às 20h, terão uma reunião com os participantes para delineamento dos dados relacionados à educação em saúde física, ambiental e emocional.

Já no dia 19, a programação terá início às 9h, com uma palestra e debate que será realizada no Anfiteatro da Pós-graduação da Faculdade de Ciências, do câmpus de Bauru. Conduzida pela Professora Carolina, a explanação abordará o tema “Como nossa saúde física, emocional, espiritual e comportamental afeta o planeta terra e vice-versa”. Para participar, é preciso se inscrever através do link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRxJEq_Skhur5QbuZ6fVm9nsNPnlsXzXlY0PXpHbNyekodPA/viewform

No período da tarde, às 14h, os participantes e pesquisadores do projeto farão uma visita à Diretoria de Ensino de Arealva e escolas parceiras. As atividades serão encerradas às 17h.

Sobre a convidada

A Professora Carolina Vieira é parceira de projetos de pesquisa do IBB com apoio da Fapesp e CNPQ. Seus projetos de Educação Ambiental Sintrópica, coordenados pela Professora Maria de Lourdes Spazziani, do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB, são desenvolvidos para a formação de professores e estudantes de escolas de São Manuel, Arealva e Araçatuba.

Formada em Odontologia pela UNESP de Araraquara, com PhD em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Pós-Doutora em Saúde Ambiental pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Departamento de Saúde Ambiental da Harvard School of Public Health, Carolina conduz a pesquisa que avalia os efeitos da atividade solar e radiação galáctica cósmica na saúde humana. É coordenadora da área de educação emocional e saúde ambiental no projeto de Educação Ambiental Sintrópica (UNESP), em São Paulo, e Educação ambiental em Cambridge e Boston/MA/EUA.
Fonte: www.ibb.unesp.br