17 MAI 2022
DIRETORIA DE PROMOÇÃO SOCIAL, CREAS E GCM INTENSIFICAM AÇÕES PARA PROTEGER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, DA ONDA DE FRIO QUE DEVE SER RIGOROSA NESTA SEMANA.
A Administração Municipal, através da Diretoria de Promoção Social, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e GCM (Guarda Civil Municipal), passou a intensificar na data de ontem (16) as ações de Abordagem Social com pessoas em situação de rua, visando evitar que estas fiquem expostas à forte onda de frio que se estenderá em São Manuel durante toda essa semana, segundo alerta divulgado pela Defesa Civil do Estado.
A  Diretoria de Promoção Social, por meio de sua diretora, Lilian Tedesco Fusco, vem articulando ao longo das últimas semanas ações juntamente com o CREAS e com a GCM para minorar os riscos causados pelas baixas temperaturas à população em situação de rua. “Conscientes da forte onda de frio que iremos enfrentar, nós estamos articulando diversas ações para evitar ao máximo que as pessoas em situação de rua fiquem desprotegidas ao longo deste inverno, que promete ser bem rigoroso,”, explicou a diretora.
A Administração Municipal, por meio de parceria com o Terceiro Setor, oferece à população em situação de rua serviço de Casa de Passagem prestado pela Comunidade Padre Pio “Filhos da Misericórdia”, que acolhe estas pessoas, oferecendo condições dignas de proteção, sobretudo nesta época do ano em que as temperaturas, consideravelmente baixas, tornam-se um fator de risco. “Com o frio intenso é primordial que estas pessoas sejam protegidas, principalmente no período noturno, para que não corram, inclusive, risco de morte. Sabemos que parte das pessoas em situação de rua, por vezes, recusa-se a ser acolhida junto à Casa de Passagem local, o que é um direito delas. Então, pensando nisso, estamos promovendo a distribuição de cobertores e agasalhos para elas, que mesmo desejando permanecer nas ruas, possam ficar aquecidas e protegidas do frio.”, explicou Lilian Fusco.
Para tanto, é fundamental que a população auxilie o Poder Público nesta missão humanitária. Ao identificar uma pessoa em situação de rua, entre em contato através dos seguintes telefones:
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 08h ÀS 17h:
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Telefone: (14) 3812.4400 – Ramal: 5001
DEMAIS DIAS E HORÁRIOS (À NOITE, FINAIS DE SEMANA E FERIADOS):
GCM (Guarda Civil Municipal
Telefones: 199 ou (14) 3841-1100