03 DEZ 2021
Diretoria de Saúde aguarda envio de doses adicionais necessárias para antecipar a vacinação contra o Covid-19 a partir da próxima semana.
Neste sábado tem vacinação normal no poliesportivo das 8 às 13 horas
O Governo de SP anunciou no último dia 2 a redução de 5 para 4 meses o intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19 no estado de São Paulo. A medida é uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.
A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto.
A Diretoria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica já solicitou junto ao GVE-Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado o envio de 5.800 doses adicionais para que possa atender ao público-alvo que terá direito a antecipar a sua vacinação.
As doses adicionais para atender a esse público deverá chegar na próxima semana e a população será avisada quanto poderá ser imunizada.
Enquanto novas doses não chegam a vacinação normal para as segundas e terceiras doses continuam neste sábado, no poliesportivo, das 8 às 13 horas, contemplando ainda aquelas pessoas que estavam dentro do intervalo de 5 meses para serem imunizadas.
Nesta semana, SP também confirmou três casos da variante Ômicron, que também já havia sido diagnosticada em diversos países, podendo impactar no cenário epidemiológico mundial.
“Vale ressaltar também a necessidade de quem não tomou ainda a segunda dose, retorne aos locais de vacinação para se imunizar”, destacou a Diretora de saúde, Patrícia Rossanesi.
JANSSEN
Para os que tomaram o imunizante de dose única da Janssen, poderá receber a dose adicional do mesmo imunizante com intervalo a partir de 2 meses. No entanto, na possível ausência da vacina da Janssen, que é o que está acontecendo em todo o estado de São Paulo já que o Ministério da Saúde não disponibilizou doses adicionais deste imunizante, é possível ser administrada uma dose adicional da Pfizer (vacina de RNA mensageiro). Essa decisão, assim que definida pelo GVE também será anunciada para esse público estimado em 1.000 pessoas em São Manuel.
USO DE MÁSCARAS MANTIDO
O Governador João Doria decidiu na última quinta-feira (2) atender recomendação do Comitê Científico para manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos no estado.
Após pedido de Doria na tarde da última terça (30), o órgão técnico pediu a manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo. O Governo do Estado previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11.
Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.