16 SET 2021
PROMOÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DE SÃO MANUEL LANÇA O “PROJETO ENFRENTAR”, PARA APOIO PSICOSSOCIAL ÀS FAMÍLIAS DE VÍTIMAS DA COVID-19

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Promoção Social, lança o “Projeto Enfrentar” para prestar apoio psicossocial aos familiares de pessoas fatalmente vitimadas pela Covid-19 no município. Esta ação, idealizada pela diretora de Promoção Social, Lílian Tedesco Fusco, com o apoio do prefeito Ricardo Salaro, surge da necessidade de se ofertar, em caráter emergencial, apoio social e psicológico de forma interdisciplinar à cerca de 150 famílias são-manuelenses que perderam seus entes queridos desde o início da pandemia.

“Prestar assistência à estas famílias é mais do que o nosso dever, é assegurar à essas quase 150 famílias condição de vivenciarem adequadamente seus lutos e enfrentarem a continuidade de suas vidas, mesmo sem a presença de seus entes tão queridos que se foram”, ressalta a diretora.

COMO FUNCIONARÁ O “PROJETO ENFRENTAR”?

O projeto denominado “Enfrentar” acontecerá ao longo de 12 meses através de visitas domiciliares a cada uma das cerca de 150 famílias com registros de óbitos por Covid-19. Tais visitas serão promovidas sempre por um assistente social e um psicólogo que, conjuntamente, reconhecerão as demandas específicas de cada família e atuarão, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e com o apoio da Rede Municipal de Serviços com intervenções e encaminhamentos de acordo com as especificidades de cada núcleo familiar.

“Cada família vai receber visitas sistemáticas de um assistente social e de um psicólogo que irão realizar esse trabalho de suporte e de apoio ao longo de um ano com cada uma dessas famílias, principalmente, pensando que a grande maioria dessas famílias não conseguiu sequer despedir-se de uma forma digna de seus entes”, salienta Lílian. “Além disso, a gente vai acompanhar filhos, esposas, maridos, pais e mães que perderam não somente pessoas insubstituíveis, mas também, muitas vezes, os rumos de suas vidas”, complementa a diretora.

Para a execução do “Projeto Enfrentar”, no entanto, a Prefeitura de São Manuel abre um Processo Seletivo para a contratação imediata e temporária de dois assistentes sociais e dois psicólogos que atuarão na equipe de referência do PAEFI, do CREAS de São Manuel.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições do Processo Seletivo para a contratação temporária de dois assistentes sociais e dois psicólogos devem ser feitas entre os dias 16 e 26 de setembro, através do site da empresa CMM Concursos https://cmmconcursos.com.br/editais/ver/2822, responsável pela aplicação da prova objetiva. As inscrições são gratuitas e a aplicação das provas para ambos os profissionais está prevista para acontecer no dia 10 de outubro.