Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
24 NOV 2020
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
DIRETORIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VOLTARÁ COM A CAPINAÇÃO ELÉTRICA NAS RUAS COM PARALELEPÍPEDOS NA CIDADE.

Com a proibição em vigor pela Anvisa do uso de controle químico (herbicida) de ervas daninhas e plantas invasoras nas ruas, calçadas e terrenos das cidades, a Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, voltará a realizar os trabalhos de capina elétrica, para conter o mato de parte das ruas com paralelepípedos e bloquetes e algumas praças da cidade. Essa capinação já havia sido realizada em várias ruas da cidade no mês de fevereiro deste ano, com resultados positivos no combate ao mato nas ruas com piso de paralelepípedos.

A capina elétrica nada mais é que do que o sistema de eletrocussão de plantas; aonde acontece o contato direto dos eletrodos com a planta a ser controlada. Ela permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos, sem o uso de herbicidas, evitando assim, a contaminação do solo, e a sua erosão, com o uso de descargas elétricas de alta potência.

O efeito da aplicação desta tecnologia é imediatamente visível, com seu uso apropriado em guias, sarjetas, pavimentos intertravados, bloquetes, bricks, paralelepípedos, lajotas, e outros similares, em vias do município.

Para que seja aplicado nas ruas da cidade existe a necessidade da colaboração de todos, para que não deixem os carros nas vias, animais soltos e crianças. O máximo de cuidado será essencial, para que o trabalho seja realizado com segurança, não causando nenhum incidente a população.  Por isso a capinação é realizada, em sua grande parte, no período noturno.

A capinação é estendida ao meio fio e rua e é feita com até 30 cm do solo.  A limpeza das calçadas, na área de testada é de responsabilidade do proprietário ou morador do imóvel, segundo as Leis Municipais nº 1436/87 e 3770/2014 que estão, em vigor.

Segundo a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente será utilizada a capinação elétrica nos seguintes locais:

Vila Santa Helena

Rua Antônio Plese, Rua Antônio Fulan, Rua Justo Nicola e Rua Manoel Ribeiro.

Vila Santa Terezinha

Rua São José + B. Amaral, São Manuel e Rua Santa Maria

Centro

Rua Duque de Caxias, Avenida Irmãs Cintra, Avenida Irmãs Cintra, João Corrêa Filho, Avenida Dr. Júlio de Faria, Avenida Dr. Júlio de Faria,