17 NOV 2020
EDUCAÇÃO
PREFEITURA CONCLUIU A TERCEIRA ETAPA DA DISTRIBUIÇÃO DOS KITS DA MERENDA ESCOLAR, AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA VILA SÃO GERALDO.

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Educação, iniciou nesta terça-feira, 17, pela escola Milton Monti e creche Maria José Bordini Paschoal, a distribuição de mais 554 “kits merenda”, com produtos hortifrútis, adquiridos junto aos fornecedores da Agricultura Familiar.

Os kits estão sendo entregues aos pais ou responsáveis dos estudantes da rede municipal, em função da a suspensão das aulas presenciais, pela pandemia do Coronavírus,

A distribuição dos kits merendas visa complementar a alimentação domiciliar no período em que as aulas presenciais estarão suspensas e obedecem a orientação da Resolução nº 2, de 9 de abril de 2020 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE que dispõe sobre a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do PNAE às famílias dos estudantes.

De acordo com esta Resolução, as Prefeituras tem a responsabilidade de organizar a melhor forma de atendimento, priorizando as famílias inscritas nos vários programas sociais.  O kit distribuído é um conjunto que supre o consumo de um aluno e não se constitui uma “cesta básica” familiar.

Durante todo o ano de 2020 a rede Municipal de Ensino atendeu cerca de 3.500 alunos, muitos em vulnerabilidade, com a distribuição dos kits merenda, com o objetivo de amparar esses estudantes.

A Administração Municipal, por meio da Diretoria da Educação e do Setor de Merenda Escolar, com a entrega dos kits aos alunos das escolas da vila São Geraldo, estará completando a terceira etapa da distribuição, que contemplou inclusive os alunos inclusive da zona rural.  A medida adotada cumpre o papel de amenizar os impactos do COVID-19 e amparar as famílias dos estudantes, que porventura tiveram perdido momentaneamente sua fonte de renda.

2567 KITS ENTREGUES

O total de Kits entregues foi 2567, sendo 1 kit para cada aluno, sendo separados por modalidade de ensino, para ficar mais fácil na montagem e entrega dos mesmos.

Os Kits não foram todos uniformes, pois foram adquiridos junto a Agricultura Familiar (Chamada Pública nº 3/2020) e como os quantitativos distribuídos foram significativos, os fornecedores não conseguiram fornecer os alimentos tudo de forma igual. Assim, cada kit foi constituído basicamente por:

- de 1 à 2kg de laranja

- de 1 à 2kg de banana

- 1 acelga ou 1 repolho ou 1 alface ou 1 couve ou 1 chicória

-1 maço de cheiro verde

- sempre 2 legumes: de 1 à 2kg: beterraba, cenoura, abobrinha, chuchu, cebola, batata.