Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
04 SET 2020
EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA TT3 - FAPESP - PROJETO AUXÍLIO - ENSINO PÚBLICO

Estão abertas inscrições para seleção de bolsista TT3 no projeto regular da FAPESP intitulado: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SINTRÓPICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO: uma proposta de pesquisa-ação e estímulo ao voluntariado por meio das temáticas da Educação em Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Ciência-Cidadã

O projeto está sendo coordenado pelo Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do Instituto de Biociências - Câmpus de Botucatu – SP, com atividades realizadas junto a escolas de São Manuel e Arealva - SP.

Pré-requisito:

● Licenciados de nível superior;

● Sem reprovações em seu histórico escolar;

● Sem vínculo empregatício;

● Com dedicação de 40 horas semanais;

●Conhecimentos em Educação Ambiental;

Características desejáveis:

● Conhecimento em Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint);

● Habilidade de trabalhar como parte de uma equipe;

● Comprometimento, organização, precisão e manutenção do registro de dados;

● Experiência prévia em atividades em escolas de educação básica.

1. Inscrições: 8 de setembro de 2020 a 18 de setembro de 2020

2. Entrevistas: 21 de setembro de 2020 (os candidatos pré-selecionados na inscrição serão convocados por e-mail no dia 19 de setembro)

3. Resultados: 22 de setembro de 2020.

Da documentação para inscrição:

- carta de motivação (máximo 2 páginas), histórico escolar da graduação e curriculum Lattes (link)

- documentação deve ser enviada para maria.spazziani@unesp.br assunto “Bolsa TT3”

- informar na mensagem do E-mail o telefone para contato.

Resumo do projeto:

A ideia é desenvolver um programa de formação em Educação Ambiental sintrópica - em que a reconstrução da realidade ambiental passa pela desconstrução de paradigmas dominantes e promoção de diálogos produtivos entre as várias ciências, na busca de uma análise da dinâmica dos sistemas ambientais - envolvendo as seguintes temáticas: Educação em Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; e Ciência-Cidadã. Leva-se em conta que o homem é um ser reflexivo e, por meio de processos educativos interativos, ele refletirá profundamente sobre suas ações e as dos outros, suas consequências e os rumos que podem ser tomados. Assim, pretende-se analisar a contribuição do processo educativo socioambiental na transformação da relação ser humano, natureza e sociedade, e seus reflexos na qualidade da formação e da atuação escolar e sócio-afetiva dos estudantes e docentes das escolas públicas participantes, assim como dos acadêmicos envolvidos. O processo da pesquisa, fundamentado na pesquisa-ação inclui análise do contexto, do processo e das perspectivas de futuro envolvendo: a) os lugares de realização da formação; b) os sujeitos; c) os processos formativos; d) os produtos produzidos; e) o engajamento dos sujeitos. Teremos como instrumentos da investigação-ação: a) Roteiros de diagnósticos; b) Projeto Político-Pedagógico; c) Roteiros de observações e entrevistas com os sujeitos diretamente envolvidos; d) Projetos e produtos das intervenções realizadas pelos sujeitos; e) Entrevistas com gestores e representantes de entidades dos municípios envolvidos. O método da Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2016), dos dados oriundos da pesquisa documental, das observações e das entrevistas possibilitará revelar a qualidade e a validade dos resultados alcançados.

O (A) bolsista selecionado(a) desenvolverá atividades que envolvem: a) participar e organizar reuniões com grupo de estudos e pesquisa junto às professoras bolsistas das escolas envolvidas da cidade de São Manuel e Arealva; b) elaborar e aplicar instrumentos de diagnóstico junto às equipes das escolas; c) levantar e analisar documentos pedagógicos junto às bolsistas das escolas; d) elaborar em parceria com as escolas propostas de intervenção nas escolas; e) elaborar e publicar relatórios, materiais didáticos e artigos científico; f) participar de eventos da área.

Da vigência da bolsa: previsto 21 meses, a partir 1º de outubro de 2020, com dedicação de 40 horas semanais, sem vínculo empregatício.

As normas de concessão de bolsas de treinamento técnico concedidas pela FAPESP podem ser consultadas no link: http://www.fapesp.br/bolsas/tt 3.

Da especificação das bolsas: Uma (1) bolsa TT3, para graduados no nível superior, com valor de R$ 1.228,40 por mês.

Das atribuições dos bolsistas: O bolsista deverá cumprir o plano de trabalho.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024