Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
22 MAI 2020
NA QUARENTENA, SÃO MANUEL TEM 143 MULHERES COM MEDIDAS PROTETIVAS
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER AUMENTOU DURANTE OS MESES DE ABRIL E MAIO.

Durante a pandemia do Covid-19, os atendimentos da GCM as Mulheres, vítimas de violência doméstica, aumentaram significativante durante a quarentena ente os meses de abril e maio, na cidade de São Manuel.

O Patrulhamento Maria da Penha da GCM tem atendido cerca de 3 casos por dia de agressões ou tentativa, contra as mulheres. Existem muitas delas ainda que relutam em quer registrar o Boletim de Ocorrência, mas recorrem ao atendimento do Patrulhamento, que funciona 24 horas.

O atendimento seguindo a lei Maria da Penha é feito através de uma parceria de trabalho conjunto, onde participam a equipe exclusiva da GCM, a Delegacia da Mulher, comandada pela. Dra. Ana Carolina, Ministério Público, CRAS, CREAS e Diretoria Municipal de Saúde.

Várias são as violência praticadas contra as mulheres, tais como: a violência física, verbal, patrimonial e principalmente a psicológica.

O Patrulhamento Maria da Penha da GCM foi criado pelo diretor de Segurança e Trânsito, Dr. Adjair de Campos, para acompanhar as vítimas que se encontram com medidas protetivas concedidas pela justiça, tentando amenizar os casos de agressões, onde rondas permanentes são realizadas, próximas as residências das vítimas. O contato pode ser feito via whatshapp com as vítimas a fim de evitar um futuro feminicidio.

Além dos casos relacionados ao relacionamento amoroso, também estão sendo vítimas de agressões muitas pessoas idosas que sofrem agressões dos filhos, que geralmente são usuários de drogas.  Esses casos também contam com o apoio da equipe Maria Da Penha.

O contato pode ser feito através do telefone da GCM 199 para emergências, que fica ligado 24 horas ou ainda diretamente com a Patrulha Maria da Penha pelo telefone (14) 999000977, com atendimento de segunda a sexta-feira durante o horário administrativo.

Segundo a GCM Simone Parenti, uma das integrantes da equipe da GCM do patrulhamento “Maria da Penha”, estão cadastrados, através de um protocolo criado em uma planilha, 143 mulheres com medidas protetivas.  “Nós temos esse cadastro com os nomes, endereços, telefones, a situação atual e o vencimento da medida protetiva.  Fazemos rondas em vários bairros das cidades e ainda temos o sistema de monitoramento instalado na sede da GCM que inclusive nos ajudou a deter um caso de um homem que estava próximo a atacar a vítima em sua residência”, explica Simone.

AGRESSÕES DOMÉSTICAS

No último dia 6 de maio, um caso de agressão de filho contra a mãe chocou os moradores da cidade.

Um indivíduo que há tempos vinha agredindo sua mãe idosa no bairro do jardim Santa Mônica em São Manuel, foi preso pela ROMU (RONDAS OSTENSIVAS MUNICIPAIS), composta pelos agentes, Comandante Camargo, Sub CMT Jorge, GCM Leandro e GCM Neto, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela justiça.

A PATRULHA MARIA DA PENHA na oportunidade informou a vítima sobre a prisão do seu filho, e ela muito emocionada e aliviada agradeceu o trabalho de toda a equipe da GCM São Manuel, pois disse que temia por sua vida e não suportava mais todas as agressões que vinha sofrendo.

No último dia 19 a equipe da GCM de São Manuel conseguiu doar uma geladeira a vítima dona Maria e ainda levou mantimentos doados por uma moradora da cidade de nome Franciele, que comovida arrecadou alimentos junto aos amigos.

A entrega contou com as participações dos GCMs Galdino Roso, Eliane, Simone e Aline

RELEMBRE O CASO

O indivíduo preso há tempo vinha agredindo sua mãe idosa no bairro do jardim Santa Mônica e além das ameaças, agressões e destruição dos móveis, jogou um copo de café fervendo em seu rosto, atingindo seus olhos.

A idosa que morava sozinha com o agressor, devido à dificuldade de locomoção e necessidade de uso bengalas, não conseguiu pedir ajuda e com as agressões sofridas passou a não enxergar.

Devido à falta de contato, a outra filha da vítima, preocupada com a mãe, conseguiu se comunicar e foi informada sobre o ocorrido.  Diante da situação imediatamente pediu auxílio a PATRULHA MARIA DA PENHA, composta pelos agentes, GCMF Simone, GCM Luciano, e GCM Aline, que se deslocaram até a residência e constataram os fatos.

A idosa estava toda machucada, com dificuldade para andar e enxergar.  A todo momento ela dizia aos agentes que estava com dores e sofria agressões constantes por parte de seu filho, usuário de drogas. Diante da situação os agentes a encaminharam até o Pronto Socorro e constatada a gravidade da situação, a mesma foi encaminhada até o HC da Unesp Botucatu para receber maiores cuidados.

A Patrulha Maria da Penha apresentou a vítima à DDM (DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER), e após laudo emitido pelo IML, com a constatação das lesões na visão da idosa a delegada Dra. Ana Carolina de Brito Ferreira, encaminhou o pedido de mandado de prisão contra o agressor.

A GCM Simone ao relatar o atendimento da ocorrência disse emocionada que nunca tinha presenciado tamanha violência contra uma pessoa idosa. “Além de policial, somos seres humanos e ficamos todos emocionados e constrangidos com o que aconteceu.  Confesso que cheguei a chorar com a situação em que encontramos a vítima”, disse Simone.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024