Durante o mês de outubro, a campanha Outubro Rosa em São Manuel foi marcada por uma série de ações promovidas pela Diretoria de Promoção Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Em parceria com a Diretoria Municipal de Saúde, a equipe do CRAS realizou rodas de conversa, encontros e palestras voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama, impactando diretamente diversos grupos atendidos pelos serviços de assistência social.
As atividades ocorreram nas Unidades de Atendimento Múltiplo de Assistência Social dos bairros Vila São Geraldo, Cohabs I e II, e no Distrito de Aparecida, além de contemplarem os usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e dos programas Ação Jovem, Renda Cidadã e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As palestras, conduzidas por profissionais de saúde, enfatizaram a importância dos exames preventivos e do autocuidado como forma de detectar precocemente a doença, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade.
"Essas iniciativas reforçaram a importância da conscientização e prevenção, destacando o compromisso do Centro de Referência de Assistência Social para o público referenciado", afirmou a coordenadora do CRAS, Miriam Roveres.