19 JAN 2017
Focos de dengue aumentam na cidade de São Manuel em período de chuva

Foto: Ministério da Saúde

A última Análise de Densidade Larvária feita pelo setor de Controle de Vetores, da Diretoria de Saúde, no mês de janeiro, demonstrou que houve um aumento preocupante no número de foco de dengue na cidade. O último índice foi de 2.0, o que representa que a cada 100 residências, duas têm foco do mosquito Aedes Aegypti.

As coletas de amostra para Análise de Densidade Larvária são feitas a cada três meses, em 900 casas de bairros da cidade, escolhidos por meio de sorteio feito pelo Ministério da Saúde. O número representa um aumento desde a última coleta, que foi realizada em setembro de 2016, quando São Manuel pontuou com 0.8 no estudo. Essa elevação é preocupante já que o Ministério da Saúde aponta 0.9 como índice máximo de aceitabilidade para densidade larvária para cada município.

Época de chuva

Os fatores que contribuíram para esse aumento são as tradicionais chuvas que ocorrem no verão, o descuido da população quanto ao descarte de lixo em locais impróprios e outros hábitos, que causam o acúmulo de água parada e a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O setor de Controle de Vetores de São Manuel também registrou duas notificações de possíveis casos de Dengue só em 2017, mas até o momento nenhum foi confirmado.

Recomendação

Orienta-se que a população mantenha seus domicílios sempre limpos e não descarte lixo em locais inapropriados. Nesta época do ano, o calor e a umidade do clima contribuem para a proliferação do mosquito, por isso os cuidados devem ser redobrados.

Usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, também pode proporcionar alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos.

Recomenda-se também que, na apresentação de sintomas de alguma das doenças transmitidas pelo mosquito, o paciente seja encaminhado à unidade de saúde mais próxima para consulta médica.

Abaixo seguem alguns dos sintomas apresentados pelo Ministério de Saúde:

Sintomas Dengue: Dor de cabeça intensa, manchas vermelhas a partir do 5° dia (apresentação em 30 a 50% dos casos), febre acima de 38°C (de 2 a 7 dias), coceira leve e dor muscular intensa.

Sintomas Zika: Dor de cabeça moderada, hipertrofia ganglionar, manchas vermelhas intensas, conjuntivite frequente (apresentação em 50 a 90% dos casos), coceira moderada ou intensa, dores musculares e articulares moderadas.

Sintomas Chikungunya: Dor de cabeça moderada, manchas vermelhas a partir do 1° ao 4° dia (apresentação em 50% dos casos), febre alta de 2 a 3 dias, coceira leve, inchaço nas articulações, conjuntivite (apresentação em 30% dos casos), dores musculares e articulares que variam de moderadas à intensas.

Além destes sintomas destaca-se a dor abdominal e vômitos persistentes.

, , ,