19 JAN 2017
Prefeitura realiza limpeza em terrenos e pede o apoio da população para mantê-los limpos

Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

Na primeira e na segunda semana de gestão, a Prefeitura de São Manuel, por meio das Diretorias de Gestão e Serviços e de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a limpeza de um terreno baldio na Vila Rica, próximo à torre de TV.

O espaço estava sendo utilizado como um lixão e foi encontrada uma quantidade grande de lixo doméstico e de material inerte. O acúmulo de lixo em áreas próximas a residências favorece o aparecimento de animais e insetos transmissores de doenças, como é o caso do mosquito transmissor da dengue.

Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

Limpeza na Vila Ayres

O bairro do Distrito de Aparecida também foi limpo. A área era usada para receber material inerte, como entulho de demolição, pedra, madeira não contaminada, borracha, isopor e outros resíduos, mas também estava sendo depósito de lixos orgânicos. Matéria inerte tem a característica de não se decompor e nem sofrer alteração em sua composição, diferentemente do lixo doméstico e hospitalar. A área do lixão da Vila Ayres se localiza próximo às residências e ao rio, contribuindo para a proliferação de animais sinantrópicos (reto, pombo, barata, mosca e outros) e de focos do mosquito Aedes Aegypt, que transmiste Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Vila Ayres | Foto: Bruna Giorgi/Divulgação

Recomendações

Orienta-se aos moradores que não descartem lixo nos locais, seja ele orgânico, reciclável ou materiais de construção, para a conservação do terreno limpo. Além disso, a administração conta com a fiscalização dos cidadãos, que podem denunciar o descarte ilegal na Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente ou por meio da Ouvidoria.

Já ocorreu um primeiro contato com os caçambeiros da cidade para que a Administração e a Diretoria de Meio Ambiente estabeleçam um local apropriado e legalizado para o descarte de entulhos.

Contatos:

Agricultura e Meio Ambiente: (14) 3841-7222

Ouvidoria: Rua Dr. Júlio de Faria, 518 (das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30)

, , ,